A GNR desmantelou, no dia 20 de outubro, uma rede criminosa que fazia assaltos no Norte e Centro do país. Ao todo foram detidas 10 pessoas, entre os 25 e os 45 anos, duas das quais em flagrante delito. Os militares apreenderam aos suspeitos mais de um milhão de euros. São suspeitos dos crimes de furto e tráfico de estupefaciente.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) revela que a investigação da rede organizada, dedicada a crimes contra o património, nomeadamente furtos em estabelecimentos comerciais nos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viseu, e ao tráfico de droga, começou há 15 meses.
No âmbito da operação, intitulada Backbone, os militares não só cumpriram oito mandados de detenção como realizaram mais de duas dezenas de buscas em imóveis e estabelecimentos. Dois dos detidos acabaram mesmo por ser apanhados em flagrante delito.
Segundo a Guarda, o principal suspeito, que se dedicava ao furto de produtos tecnológicos, ferramentas e vestuário, acessórios em superfícies comerciais, tinha nove cúmplices. O grupo atuava de forma organizada e estruturada e estava também envolvido em tráfico de droga com ligações ao distrito do Porto.
O modus operandi da rede caracterizava-se por atuar de forma “articulada e meticulosa”, de acordo com a GNR, nos concelhos de Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Lourosa, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos e Viseu, onde praticavam furtos regulares. Posteriormente, vendiam os bens alheios.
Os prejuízos causados às superfícies comerciais lesadas ascendem a várias dezenas de milhares de euros por ano.
Ao todo foram aprendidos cerca de 1.3 milhões de euros, mais de 200 doses de droga, entre as quais heroína, cocaína e haxixe, três armas, diversos equipamentos tecnológicos, eletrodomésticos e equipamentos agrícolas.
Os detidos serão agora presentes a primeiro interrogatório judicial para conhecerem as medidas de coação tidas como adequadas.
A operação da GNR contou com o reforço de 43 militares das valência de investigação criminal, territorial e intervenção dos Comandos de Aveiro e Porto.
Com esta operação, a Guarda acredita ter desmantelado uma rede criminosa à prática reiterada de furtos, atuante, principalmente, na região norte do distrito de Aveiro, como no Porto, Braga e Viseu.




























