Naquela que foi a sua 10ª edição, a Gala do Desporto voltou a reconhecer e a homenagear a excelência desportiva do concelho de Oliveira do Hospital. Na renovada Casa da Cultura César Oliveira, foram reconhecidos publicamente os intervenientes que mais se destacaram e desempenharam um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no Município.
Num auditório repleto de atletas, dirigentes e técnicos, Nuno Ribeiro, vereador do Desporto da Câmara Municipal, agradeceu “a todos os que promovem diariamente o desporto no concelho” e que levam o “nome de Oliveira do Hospital mais longe”.
O responsável pela pasta do Desporto aproveitou a ocasião para fazer um balanço do percurso traçado até então. A ostentar a bandeira “Município Amigo do Desporto” desde 2020, Oliveira do Hospital tem criado “programas para incentivar a prática desportiva” e tem “captado eventos que o projetem enquanto concelho”.
“O Município tem assumido a missão de promover o desporto para todos, considerando o desporto de formação, a competição, o desporto Inatel, o desporto sénior e o desporto adaptado”, sublinhou Nuno Ribeiro. No entender do vereador, “investir no desporto é investir em pessoas, em sonhos, na saúde, na formação e no futuro dos atletas e de comunidades inteiras”.
Nuno Ribeiro deu conta de que “o Município tem acompanhado o esforço das coletividades através de apoios financeiros e logísticos, incluindo na manutenção e requalificação de instalações desportivas dos clubes e associações”, sem esquecer também os equipamentos municipais. Mas “não é suficiente”. Dirigindo-se aos “Governos”, o vereador defendeu que “são precisas medidas estruturais e financeiras para novas instalações desportivas”.
A concluir, frisou que a Câmara Municipal estará sempre “de portas abertas” para as “instituições e deus dirigentes”.
Neste “importante momento de reconhecimento público a quem eleva o desporto” foram enaltecidas “as principais conquistas desportivas”, como também referiu José Francisco Rolo. “É muito gratificante para o Município promover esta justa e merecida homenagem”, afirmou o presidente da autarquia oliveirense. O autarca defendeu que, em conjunto, trabalha-se “afincadamente para prestigiar o nome de Oliveira do Hospital”.
José Francisco Rolo afirmou que o Município “tem orgulho” em ser “muito eclético, com uma grande diversidade de modalidades desportivas”. “Temos grandes atletas, grandes equipas e dirigentes de excelência”, frisou. Segundo avançou, são “700 atletas nas escolas de formação” e “13 clubes desporto federado a praticar 14 modalidades diferentes”.
Na ocasião adiantou que a autarquia presta um apoio aos clubes e associações do concelho no valor de 460 mil euros, ao qual se junta os “montantes” destinados a “intervenções em equipamentos municipais”. “Neste momento decorre obra de um milhão de euros no estádio, no pavilhão e piscinas municipais”, deu conta José Francisco Rolo, ambicionando “projetar novos equipamentos para engrandecer ainda mais a prática desportiva”.
“Demonstramos nesta Gala do Desporto que Oliveira do Hospital é um concelho vivo e com muita dinâmica desportiva”, sublinhou.
A apresentação da Gala do Desporto ficou a cargo dos humoristas e apresentadores, Pedro Alves e João Paulo Rodrigues. Ao longo da noite, o evento foi abrilhantado musicalmente pela banda residente e ainda pelas exibições da ADOHSports Patinagem Artística, da Escola de Dança E-motion e do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital.