O frio, a chuva, a queda de neve, a agitação marítima e o vento levaram a Proteção Civil a emitir esta quinta-feira um aviso à população. Para esta sexta-feira e fim-de-semana, o cenário de mau tempo continua.
Esta sexta-feira, dia em que ainda vigora o aviso da Proteção Civil, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou nove distritos em alerta laranja, até às 15h00, ainda devido à forte agitação marítima: Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo. Como consequência, nove barras marítimas estão encerradas à navegação.
Para sábado, o IPMA prevê uma pequena descida da temperatura mínima, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Norte e litoral da região Centro, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir da tarde.
Além disso, preveem-se períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir da tarde, estendendo-se gradualmente às restantes regiões Norte e Centro e ao litoral oeste da região Sul a partir do final da tarde.
Os meteorologistas apontam uma previsão de queda de neve no final da tarde no sistema montanhoso Peneda-Gerês, acima de 1.000 metros, e nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.
Para domingo, são esperados ainda períodos de chuva que passam a aguaceiros a partir do fim da manhã, diminuindo gradualmente de frequência e intensidade.
A neve continuará a cair nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando a cota para 1.200 metros a partir do fim da manhã.
As temperaturas previstas para esta sexta-feira apontam para mínimas a variar entre os 0ºC na Guarda, 1ºC em Vila Real, 2ºC em Portalegre e Bragança, e os 9ºC em Faro. Quanto às máximas, a Guarda não vai além dos 5ºC e Faro, o distrito mais quente, irá atingir os 16ºC.
No sábado, o distrito da Guarda irá sentir temperaturas negativas, estando previsto -1ºC de mínima. Os termómetros em Viseu marcarão 0ºC no sábado,Vila Real e Bragança 1ºC. Beja, no Alentejo, registará mínimas de 3ºC.
Recorde-se que as temperaturas estão especialmente baixas por estes dias devido a uma massa de ar frio polar proveniente da região da Gronelândia.