O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, confirmou há instantes à Rádio Boa Nova que o incêndio entrou no concelho “por volta das 14h30, pela zona de Oliveira do Conde”. Trata-se do incêndio que teve início, ontem, em Folhadal, concelho de Nelas, distrito de Viseu, e alastrou para Carregal do Sal e hoje também se propagou ao concelho de Tábua.
“O incêndio atravessou o rio Mondego, pela ponte da Atalhada e agora está a subir a encosta de Fiais da Beira, na freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira”, afirmou o autarca, adiantando que tem sido feito um reforço dos meios de combate, nomeadamente com “máquinas de rasto para circunscrever o incêndio”, e com o posicionamento dos bombeiros de Oliveira
José Francisco Rolo disse que “neste momento o fogo está controlado”. “A frente não está intensa”, frisou.
Adiantou que naquela encosta foram evacuadas oito quintas, o que perfaz “cerca de 20 pessoas, que foram encaminhadas para o ponto de abrigo preparado em Fiais da Beira”, na sede da União Fialense.
Segundo o autarca, “as pessoas que ali habitam há algum tempo são todas estrangeiras, nomeadamente de origem irlandesa, inglesa e holandesa”, oriundas essencialmente de países europeus.
A estratégia do Município passa pela “vigilância e articulação de esforços entre os Bombeiros Voluntários, as máquinas da ADESA, as Juntas de Frgeuesia as populações, sempre em contcato com o comando sub regional da proteção civil de Coimbra”, explicou o autarca.
O incêndio que há menos de uma hora deflagrou em Negrelos, na freguesia de Travanca de Lagos entrou em fase de conclusão.