Está a chegar a 9ª edição do FesTA.coh – Festival de Tunas Académicas 2025 que, nos dias 11 e 12 de abril, promete voltar a animar a cidade, numa iniciativa da Freguesia de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital.
Depois de seis anos de interrupção, o Festival de Tunas voltou a reerguer-se no ano passado, e este ano volta a realizar-se com uma grande novidade. Normalmente, este festival já fazia parte do certame das atividades culturais que decorriam ao longo do ano na cidade e realizava-se apenas num dia.
Este ano a Comissão Organizadora do IX fesTA.coh aposta em dois dias para a realização deste evento. O primeiro dia, 11 de abril (sexta-feira), será dedicado a serenatas. No dia 12 de abril (sábado), realiza-se a noite de festival. Devido às condições meteorológicas, as iniciativas vão decorrer no Pavilhão Desportivo da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. O objetivo deste evento “é trazer à cidade a alegria e diversão que as tunas académicas proporcionam”. Salientar que, em ambos os dias a entrada é gratuita para todas as pessoas que pretendem assistir ao evento.
Nesta 9º edição do fesTA.coh, estarão presentes as seguintes tunas a concurso: a AvenTUNA (Tuna Feminina da ESTG – Felgueiras), a Sal&Tuna (Tuna Feminina da Escola Superior de Desporto – Rio Maior) e a Tunalíz (Tuna Feminina da Universidade Europeia – Lisboa).
As “tunas da casa”, Estotuna D´Espital e Estunina, também marcam presença no evento, embora não estejam a concurso.
A participação das tunas a concurso será avaliada por um júri que avaliará oito categorias diferentes: Tuna Mais Tuna, Melhor Instrumental, Melhor Serenata, Tuna do Público, Melhor Passe Calles, Melhor Pandeireta, Melhor Porta Estandarte, Melhor Solista.
O evento conta com o apoio à organização do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado.
