Nos dias 23 e 24 de setembro a população local e os visitantes são desafiados a recriar o “Ciclo do Vinho” no Largo da Feira, em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Tal acontece no âmbito da 12ª edição da Festa das Vindimas, promovida pelo Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira com o objetivo de reviver a tradição da vindimas, que nos últimos anos se tem vindo a perder.
“As vinhas têm vindo a acabar. O rancho fez pesquisas e resolvemos fazer esta recriação para que os mais novos vivam este momento. As crianças participam em todo o ciclo do vinho”, explicou esta manhã na Rádio Boa Nova o presidente da direção do Rancho, notando que a iniciativa chama a si as forças vivas da vila, como as escolas, IPSS e a Biblioteca e Ludoteca de Lagares da Beira.
Na iniciativa, que implica a colocação de uma vinha com uvas no largo da Feira, é explicado todo o processo da feitura do vinho, desde o corte das uvas, o transporte para o lagar, o pisar das uvas e toda a labuta.
Porém, todo o processo acontece em jeito de festa, com a animação a cargo de vários grupos culturais, recriando os tempos idos, em que as mulheres mais dotadas cantavam enquanto se procedia à vindima. E depois da labuta, haverá lugar para a típica merenda que é oferecida ao povo que faz a vindima.
A Festa das Vindimas é já um evento de referência na região e no país, merecendo destaques televisivos. Recentemente, o Rancho recriou o processo das vindimas, numa escala mais reduzida, no programa Alô Marco Paulo, da SIC.
Aceda aqui à entrevista na íntegra>>>