A freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, volta a ser palco da Feira Moçárabe, evento único no país, que nos dias 13 e 14 de agosto convida os visitantes a viajar no tempo, até à época em que cristãos e muçulmanos coabitaram naquelas terras.
Danças do ventre, andas e malabares, música medieval, lutas de espadas, animação de rua e um espetáculo de fogo integram o programa cultural da edição deste ano da Feira Moçárabe de Lourosa.
O evento decorre no espaço junto da Igreja Moçárabe de São Pedro, Património Nacional e a mais antiga igreja moçárabe do país em culto, e convida o público a recuar no tempo e no espaço, até ao cenário do século X.
A gastronomia da época está igualmente em evidência nos dois dias do certame, que integra também, à semelhança das edições anteriores, um mercado de venda de diversos produtos, entre os quais, artesanato e artigos locais.
No sábado, dia 13, a Feira Moçárabe de Lourosa abre às 15h00 com um cortejo. O programa contempla, à tarde e à noite, dança do ventre no Largo da Igreja e na Fonte Velha e um apontamento musical na Rua do Largo, sendo que a música será uma constante ao longo da tarde e da noite. O ponto alto do sábado é o “Espetáculo de Fogo Fire Dragons”, no Terreno, às 22h30. No primeiro dia, o certame encerra às 00h30, com animação.
No domingo, dia 14, a Feira Moçárabe reabre pelas 10h15 e o programa integra um dia repleto de música e animação de rua, com destaque para a Luta de Espadas, na Rua do Largo, às 17h30. A Feira encerra às 19h30 com uma última apresentação de todos os artistas, no Largo da Igreja, mas o programa estende-se à povoação vizinha de Cabeçadas, onde há “Folguedos e Cantorias”, a partir das 21h30.
A Feira Moçárabe de Lourosa, organizada pela Junta de Freguesia de Lourosa, com o apoio da Câmara Municipal, decorre desde 2012 e assume-se como um evento de referência no concelho de Oliveira do Hospital.
O certame, interrompido em 2020 e em 2021 por forças das restrições impostas devido à pandemia, tem vindo a crescer de ano para ano e é visitado por milhares de pessoas, que acorrem a Lourosa cativadas pelo ambiente de recriação histórica que envolve o todo o espaço.