José Dias Coimbra, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Arganil faleceu ontem aos 89 anos. Natural de Pampilhosa da Serra, José Coimbra foi provedor da Santa Casa ao longo de 40 anos e foi presidente da Câmara Municipal de Arganil.
“É com enorme tristeza e profunda mágoa que a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Arganil faz saber que, faleceu o Sr. Prof. José Dias Coimbra, atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta Instituição e Provedor da mesma ao longo de quarenta anos”, avançou a instituição numa publicação nas redes sociais, lamentando a sua perda.
Em 2008, foi agraciado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a Comenda de Ordem Infante D. Henrique, em cerimónia do Dia de Portugal.
Também, o Município de Arganil expressou o “profundo pesar pelo falecimento do Professor José Dias Coimbra, antigo presidente da Câmara Municipal de Arganil e ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arganil”, acrescentando, que “neste momento de dor e profunda consternação, o Executivo Municipal de Arganil presta-lhe a mais sentida homenagem e endereça as suas condolências a toda a família e amigos”.
Em sinal de reverência e prestando sentida homenagem a José Dias Coimbra, a Câmara Municipal, por decisão do seu presidente, Luís Paulo Costa, decreta três dias de luto municipal, a respeitar entre 22 e 24 de janeiro, com a colocação da Bandeira Municipal a meia haste no edifício dos Paços do Concelho.
As cerimónia fúnebres realizam-se hoje a partir das 15h00 na Igreja da Misericórdia, onde o corpo estará em câmara ardente. O funeral realiza-se amanhã, dia 23, pelas 15 horas, na Igreja da Misericórdia, com missa de corpo presente, seguindo depois o cortejo fúnebre para o cemitério de Arganil.