Arrancou, esta quarta-feira (26), a FACIT- Feira Agrícola Comercial e Industrial de Tábua. Na sua 13ª edição, o certame continua “com o mesmo espírito: incentivo à promoção empresarial e do negócio”.
Ricardo Cruz, presidente da Câmara Municipal de Tábua, discursava assim na cerimónia de inauguração que foi presidida por Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo.
Para o autarca tabuense, a iniciativa permite, também, “o convívio e a interação entre todos”. “Este certame não é do Município de Tábua. É organizado pelo Município de Tábua, pela ADI e por todos os empresários, sponsors e parceiros”, avançou.
Na ocasião reconheceu publicamente o trabalho da Comissão Organizadora, da Comissão Técnica e dos agentes de Proteção Civil que estão, até domingo, a garantir o bom funcionamento da feira.
No Pavilhão Multiusos de Tábua estão presentes mais de 150 expositores “a promover, a expor, a fazer negócio e a criar interações com os visitantes”.
Na inauguração, Ricardo Cruz adiantou que, “durante o certame”, decorrerão “duas sessões empresariais”. “Uma direcionada para os mais de 150 comerciantes que estão envolvidos na candidatura aos Bairros Digitais, projeto que também será apresentado na FACIT, que apresenta um investimento de cerca de um milhão de euros. A outra trata-se de um Networking empresarial promovido por diversas instituições empresariais”, explicou.
Inúmeros investimentos na área do turismo
Na ocasião e perante o Secretário de Estado do Turismo, Ricardo Cruz salientou o “percurso enorme que Tábua tem feito na área do turismo, em parceria com a Turismo Centro de Portugal e CIM Região de Coimbra”. O objetivo tem sido só um: “promover e alavancar o setor do turismo, captando visitantes para a região”.
“Têm sido inúmeros investimentos”, frisou, destacando, por exemplo, o Trilho Vale de Gaios e a candidatura “a um espaço museológico ligado aos 50 anos do falecimento de Sarah Beirão”.
Em paralelo à vertente empresarial, o autarca salienta que a “FACIT não será só negócios”, referindo-se à componente musical que traz grandes artistas nacionais a Tábua. “Temos um cartaz rico, cheio de animação com grupos locais e nacionais, sem esquecer a mostra gastronómica protagonizada pelo movimento associativo das freguesias”, concluiu.
Pedro Machado, que liderou os destinos do Turismo Centro de Portugal nos últimos 17 anos e que agora integra o Governo na área do Turismo, agradeceu o convite para presidir à cerimónia de inauguração de um certame que acontece “num município e região” que conhece tão bem. O Secretário de Estado reconheceu que “os empresários têm na sua missiva algo que o Poder Central tem que fazer com celeridade”. “Aquilo que os empresários esperam das dinâmicas dos governos é que há um tempo para executar”, sublinhou, avançando que “já foi lançado um conjunto de medidas para acudir e resolver problemas que o país enfrenta”.
O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, elogiou a dinâmica do concelho de Tábua que é “exemplo” em termos de diversidade de produto turístico que tem para oferecer.
Por sua vez, Jorge Brito, secretário-executivo da CIM Região de Coimbra, destacou a “dinâmica empresarial na atração e fixação de pessoas nestes territórios”. Para o responsável, “a riqueza do concelho de Tábua vê-se pela quantidade e qualidade de expositores presentes no Pavilhão Multiusos”.