No rescaldo da EXPOH 2022 que decorreu de 28 a 31 e julho em Oliveira do Hospital, o Município presidido por José Francisco Rolo considera que “durante quatro dias, a EXPOH foi o grande ponto de encontro de famílias e amigos no Parque do Mandanelho”. Em comunicado, a autarquia adianta que foi cumprido “o principal objetivo do evento” organizado pela Câmara Municipal em parceria com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.
Pelo palco principal passaram conhecidos nomes como Grupo AF, Profjam, Toy e Resistência, “quatro concertos para agradar a diferentes segmentos de públicos e de preferências musicais, e que chamaram diariamente muitos milhares de pessoas até ao espaço”.
Neste ano, a EXPOH apresentou-se com um conceito renovado e que foi, “visivelmente, aprovado pelo público visitante que lotou o espaço sobretudo nas noites de fim de semana”. A dinâmica gerada entre 28 e 31 de julho leva o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a fazer um balanço positivo desta edição que “fica muito marcada por grandes noites e grandes espetáculos”.
“A EXPOH afirmou-se num novo contexto, com um novo figurino e tem ainda uma grande margem de progressão” e melhoria de alguns aspetos, explica o autarca, acrescentando que “Oliveira do Hospital tem potencial e capacidade organizativa. O Parque do Mandanelho esteve sempre com grandes enchentes e esse é o grande sucesso desta EXPOH”.
Um evento que “é marca na região de Coimbra” por onde passaram milhares de visitantes e que este ano também se distinguiu pela responsabilidade ambiental ao apostar no ‘eco-bilhete’, o copo reutilizável que garantia o acesso ao evento, a custo reduzido, e que eliminou os copos de plástico que habitualmente são descartados no chão do recinto.
“É uma prática obrigatória porque temos proteger a natureza e o ambiente e usar sustentavelmente os recursos. A EXPOH tem de fazer esse percurso bem como o da sustentabilidade financeira, isto é ser gerida com prudência”, afirma José Francisco Rolo.
Neste novo figurino, no que respeita à gastronomia, além dos espaços de restauração o evento contou com um “Espaço de Produtos Regionais de Qualidade”, uma zona gourmet, onde o público teve oportunidade de degustar algumas das nossas principais iguarias, vinhos e licores; complementado pela zona de bares, do loungebar, e de comidas de rua (street food).
Além dos concertos no grande palco do Parque do Mandanelho, a oferta musical foi complementada no segundo palco com diferentes registos diurnos e noturnos desde DJ’s a House Bands garantindo uma animação constante do recinto onde estiveram ainda instaladas atividades direcionadas para crianças e jovens, como a Kids Zone e a Fun Zone.