Voltou, seis anos depois, o Festival de Tunas Académicas Cidade de Oliveira do Hospital – festa.coh. A Estudantina de Braga venceu o prémio de Melhor Tuna, numa noite em que a Tuna Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus arrecadou quatro dos seis prémios a concurso. Também participante, a Carpe Tuna, de Idanha-a-Nova, não conseguiu conquistar a vitória em nenhuma das categorias.
José Manuel Matias, presidente da UF, destacou o papel desta festa para que a freguesia contribua para “abraçar a comunidade estudantil e celebrar o espírito académico”. Esta oitava edição é a primeira que acontece durante o mandato do autarca, que foi eleito pela primeira vez em 2021. A Rádio Boa Nova, parceira da iniciativa, transmitiu o evento em direto ao longo das suas quatro horas de duração, tendo esta transmissão alcançado mais de nove mil pessoas, a maioria das quais em Portugal, mas também no Brasil, em França e nos Estados Unidos.
Veja aqui a lista completa de prémios atribuídos
- Melhor Tuna: Estudantina de Braga
- Tuna Mais Tuna: Tuna Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus
- Melhor Instrumental: Estudantina de Braga
- Melhor Pandeireta: Tuna Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus
- Melhor Porta-Estandarte: Tuna Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus
- Melhor Passe-Calles: Tuna Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus
Além das tunas a concurso, participaram ainda no evento a Estunina, tuna feminina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), e a Estotuna d’Espital, a tuna masculina da ESTGOH e anfitriã do evento em conjunto com a escola e com a União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços.