A homenagem ao pastor e às queijeiras assinala no próximo sábado o arranque da 35ª Tábua de Queijos e Sabores da Beira, que vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Tábua até domingo, numa organização da Câmara Municipal.
Nos dias 2 e 3 de março, o evento espera superar todas as expectativas reunindo 88 bancas de produtos endógenos e artesanato, 13 tasquinhas, 20 áreas comercias e outros atrativos como a presença da Cidade Portuguesa do Vinho e a maçã de Armamar. À vertente comercial e geradora de negócio associa-se a parte cultural.
“Haverá sempre coisas a acontecer” garantiu o vereador do Turismo e Promoção dos Produtos Endógenos em entrevista à Rádio Boa Nova. David Pinto adiantou que o evento vai mobilizar todos os grupos culturais e musicais do concelho. Destacou também a realização da Cheese Party com DJ Wilson Honrado e participação do camião da SIC no programa Domingão.
Edição após edição, o evento tem atraído cada vais mais visitantes ao concelho. Este ano, o Município voltou a apostar numa maior divulgação da Tábua de Queijos, com participação na FITUR, em Madrid, em ações em Lisboa e Viseu e na Bolsa de Turismo de Lisboa (na próxima 4ªfeira). O objetivo é promover o evento e o concelho sob o mote “Tábua, o Encanto das Beiras”.
Na Rádio Boa Nova, David Pinto considerou que a estratégia de promoção turística que tem vindo ser seguida pelo Município tem dado resultado. Prova disso é o aumento do número de dormidas no concelho de Tábua em 2023 em comparação com 2022. “Aumentámos o número de dormidas em 516”, referiu o responsável, verificando que conforme os dados preliminares, o número passou de “36.900 em 2022, para 37.424 em 2023”.
Fotos: Renata Veiga (Aluna estagiária da Eptoliva)