No âmbito da unidade curricular de Inovação e Desenvolvimento de Produtos e com os olhos colocados na sustentabilidade e na preservação do planeta, os alunos do Mestrado em Marketing e Comunicação estão a participar no concurso Green Gown Awards 2022 e apostam num projeto ligado à compostagem orgânica.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, tendo o projeto como base a sustentabilidade, os alunos foram convidados a apresentar ideias sobre o tema da sustentabilidade. Divididos por grupos, foram vários os projetos que surgiram, contudo, destaca-se o projeto “Compostagem Orgânica” que tem como objetivo promover o processo de compostagem orgânica nas diversas Unidades Organizacionais do Politécnico de Coimbra.
Em parceria com a ESEC, os alunos do mestrado organizaram uma recolha de tampinhas para ajudar a Liga dos Pequeninos, uma associação sem fins lucrativos, sediada no Hospital Pediátrico de Coimbra, que promove ações internas e externas de intervenção social, entre outros. Desta forma, esta ação social alia-se às ações sustentáveis já realizadas pelos programas Eco Escolas, onde as instituições estão inseridas com o objetivo de promover a reciclagem do plástico, assim como de ajudar o próximo, totalizando 25 kg de sorrisos.
Também o Projeto de Recolhas de Cortiça nas escolas do Instituto Politécnico de Coimbra foi um projeto desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos do Mestrado de Marketing e Comunicação.
“A cortiça é natural, renovável, reutilizável, 100% biodegradável, reciclável e pode ser reutilizada em diversos produtos (decoração, artesanato, pavimentos, naves espaciais) pelas suas propriedades físicas. A rolha de cortiça gasta muito menos energia em sua produção em comparação a outros vedantes e além de todas as suas capacidades, como é oriunda do Sobreiro, cada rolha de cortiça absorve do meio ambiente 112g de Co2. O resultado foram 300 rolhas, cerca de 1,4kg que equivalem a 33kg de Co2 absorvido do meio ambiente, o mesmo que 132kg percorridos de um automóvel”, lê-se na nota.
Iniciativa sustentável permitiu dezenas de trocas de livros gratuitas
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, com o apoio da Escola Superior de Educação de Coimbra, promoveu em maio, durante duas semanas, a ação Re-Book, que tornou possíveis dezenas de trocas de livros. Esta iniciativa, integrada no Programa Eco-Escolas, pretendeu dar uma nova vida a várias obras, através da disposição de uma caixa no átrio de ambas as escolas. O projeto inseriu-se também no âmbito da unidade curricular de Inovação e Desenvolvimento de Produtos, do Mestrado de Marketing e Comunicação.