O Penedo Cabana, imóvel classificado de interesse público, localizado em Póvoa de Midões, é um dos locais de passagem do Aventura Land Rover que, de 7 a 9 de novembro, traz ao concelho de Tábua cerca de meia centena de Land Rovers e mais de 100 participantes, provenientes de todo o país.
O evento de desporto motorizado foi apresentado, ontem à tarde, no emblemático espaço, em pleno pôr do sol, com vista para a Bacia da Aguieira e Rio Mondego, pelo Clube Escape Livre, responsável pela organização da iniciativa, em parceria com a o Club Land Rover de Portugal, a empresa M Coutinho, a Câmara Municipal de Tábua e a Junta de Freguesia de Póvoa de Midões.

Na contagem decrescente para a realização do evento, Luís Celínio, presidente do Escape Livre, com sede na Guarda, adiantou que a esta altura, as “inscrições estão praticamente esgotadas”, estando confirmada a presença de “quase 50 Land Rovers de todos os cantos do país” e de 114 pessoas. Os participantes “vêm de todo o país”, para um fim de semana que se espera que seja “mais uma vez, magnífico”.
“O Clube Escapo Livre já teve o gosto de realizar aqui outros eventos, em parceria com a Câmara Municipal de Tábua, e foi sempre muito bem recebido. E, mais importante do que isso, é que todos os participantes desses eventos saíram daqui com vontade de voltar com mais tempo, com as suas famílias, com os seus amigos para usufruir de tudo o que Tábua tem para oferecer nos seus mais diversos recantos”, referiu o dirigente.
Segundo Celínio, os participantes vão ter, no dia 7, uma sessão de boas vindas no Hotel de Tábua, a que se segue uma receção na Câmara Municipal e o jantar no mesmo hotel. No sábado, dia 8, os participantes partem de Tábua e vão percorrer os troços do Rali de Portugal na Lousã, Góis e Arganil, regressando a Tábua com passagem pela Praia Fluvial da Ronqueira. No domingo, dia 9, os participantes têm uma passagem prevista junto ao Penedo Cabana, em Póvoa de Midões, seguindo depois em direção ao concelho vizinho de Carregal do sal, onde vão visitar o Museu Aristides Sousa Mendes.
É por isso “com grande prazer” que, também, o Clube Land Rover de Portugal se associa à iniciativa. “Voltamos a proporcionar aos participantes uma visita por estas paisagens maravilhosas da região de Tábua e não só e, mais uma vez, damos ênfase à parceria com o Clube Escape Livre, no sentido de divulgar o Portugal desconhecido a alguns dos participantes”, referiu Luís Salgueiro.
Esta é uma iniciativa que vai ao encontro do “plano de ação” do Município de Tábua, no sentido de “alavancar o turismo”. Daí a aposta do executivo liderado por Ricardo Cruz de investir no turismo, e de que são exemplo também os “percursos pedestres e cicláveis”, aos quais se vão juntar outras rotas que estão a ser preparadas.
Para Ricardo Cruz esta “é uma excelente iniciativa que traz gente ao território”. “Acho que a região fica a ganhar, não é só Tábua”, afirmou o autarca, defendendo que “também ficam a ganhar todos aqueles que irão tirar proveito deste fim de semana em novembro”, seja das paisagens, dos troços do Rali e, sobretudo, “da boa energia e bom ambiente que, efetivamente, estas iniciativas promovidas pelo Escape Livre trazem ao território”.
Em causa está um evento com “mais valias” para a economia no concelho de Tábua, estimando o presidente do Escape Livre que os participantes deixem em Tábua “mais de 12 mil Euros”.
Recém eleito presidente da Junta de Freguesia de Midões, Ângelo Oliveira, mostrou-se muito satisfeito pelo facto de o Clube Escape Livre e os parceiros envolvidos se terem “lembrado” da freguesia e, mais concretamente, do Penedo Cabana, um ex-líbris do concelho de Tábua.



































