O projeto piloto “Radar Social” de Penacova já está no terreno. A equipa multidisciplinar conta com um geógrafo, uma educadora social e uma assistente Social na coordenação do projeto.
Os técnicos do projeto Radar Social de Penacova estão no terreno, desde o mês de janeiro, para fazer a identificação e referenciação de situações de vulnerabilidade social no território do concelho de Penacova.
Até março de 2026, a equipa vai percorrer todas as localidades e lugares habitados do território concelhio para um trabalho de divulgação e implementação do projeto, assente na maior proximidade possível com a comunidade. Iniciou-se o trabalho na freguesia de Carvalho onde a equipa foi bem acolhida pela população, seguindo-se para a freguesia de Sazes com início previsto no mês de abril.
O projeto tem ainda como objetivo mapear as situações de vulnerabilidade, promovendo a colaboração entre entidades, para garantir uma maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções.
O projeto resulta de uma candidatura do Município de Penacova ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), medida Construir o Futuro.