A Equipa de Saúde Mental Comunitária Pinhal Interior Norte, coordenada pela médica psiquiatra Célia Franco, promove no próximo dia 27 de junho, pelas 9h00, no Salão da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o I Simpósio Saúde Mental na Comunidade Pinhal Interior Norte.
Na ocasião, será assinado o protocolo de articulação entre o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) e Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), viabilizando a utilização de imóvel desta fundação para o funcionamento da Equipa de Saúde Mental Comunitária Pinhal Interior, projeto que a equipa tem vindo a tentar concretizar há sete anos.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o grupo de profissionais salienta que ao longo de sete anos de trabalho nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, a Equipa de Saúde Mental Comunitária Pinhal Interior Norte (ESMCPIN) “tem enfrentado inúmeros desafios, desde dificuldades organizacionais do CHUC, de espaços adequados nos locais, aos incêndios de 2017, à pandemia, à articulação com alguns interlocutores mas, acima de tudo, de recursos humanos adequados”.
Atendendo “a uma população de cerca de 45 mil habitantes, espalhados por imensa área da serra do Açor, vivendo no isolamento de pequenas povoações abandonadas”, a equipa é composta por uma médica psiquiatra a tempo inteiro, três enfermeiros especialistas e uma assistente dois dias por semana”. Com “vaidade”, Célia Franco afirma, “sem dúvidas”, que “esta pequena equipa tem feito grande diferença na assistência psiquiátrica a estes 45 mil habitantes”.
“Ver concretizado o sonho de ter um espaço adequado para o nosso trabalho e reconhecer o carinho com que autarquias, cuidados primários de saúde, IPSS’s, responsáveis do serviço de psiquiatria do CHUC, responsáveis dos serviços de psiquiatria regionais e nacionais nos têm tentado ajudar a ultrapassar as inúmeras dificuldades e obstáculos, representa um momento especial que gostaríamos de partilhar com todos os que têm partilhado este caminho connosco”, lê-se.
Para a responsável, “este dia de assinatura de protocolo e este simpósio apresentam-se como um momento de reflexão do caminho que trilhado e de recuperar folgo e energias para o caminho a percorrer”.
Inscrições gratuitas: psiqdir@chuc.min-saude.pt