A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil voltou, este ano, a ser galardoada com o Selo “Escola Amiga da Criança”, prémio entregue a estabelecimentos de ensino, públicos e privados, que concebem e concretizam projetos inovadores que contribuem para um desenvolvimento mais feliz da criança e/ou do jovem no espaço escolar. O desafio de âmbito nacional foi lançado pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), com o apoio da LeYa Educação e do Psicólogo Eduardo Sá.
Das 56 escolas da região de Coimbra que viram os seus projetos distinguidos nesta quarta edição 2020/2021 da “Escola Amiga”, a EPTOLIVA foi a única escola profissional a conquistar este galardão. O selo atribuído aos projetos “pH2O – Swimming in Acid” e “Iupy-Iogy”, orientados pela docente Honorata Pereira, integram a categoria ambiente e sustentabilidade e visam a formação e preparação dos jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.
Recorde-se que na edição de 2019/2020 a EPTOLIVA foi a única escola profissional do país distinguida como “Escola Amiga da Criança”, tendo-se sagrado vencedora da categoria “Ambiente e Sustentabilidade” e distinguida com o 2.º prémio nacional atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Para o Presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, “nos 30 anos da EPTOLIVA é com muito orgulho que reforçamos o estatuto de Escola Amiga da Criança, uma distinção que reconhece a capacidade desta escola para construir projetos inovadores, em áreas fundamentais para o futuro dos jovens como a sustentabilidade e ambiente. É este trabalho diário de antecipação do futuro que, sendo dirigido a um público cada vez mais jovem, permitirá preparar as crianças e os jovens para uma participação ativa na sociedade do Futuro, capaz de reforçar a ligação entre a escola e toda a região, que é por si só, a garantia de que teremos um desenvolvimento integrado, assente na estratégia de formar futuros mais felizes”.