A Endesa vai apoiar o município de Nelas na requalificação das fossas das 13 localidades do concelho como contrapartida pela não construção da Barragem de Girabolhos.
O investimento ronda os 150 mil euros.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o município de Nelas adianta que, no imediato, vão ser requalificadas todas as fossas dos pequenos aglomerados populacionais (e que servem até 100 habitantes cada), sendo o caso das fossas das 13 localidades da Freguesia de Senhorim e de outras localidades como Fontanheiras, Pisão, Póvoa de Santo António e Vale de Madeiros.
“O investimento rondará os 150 mil euros e será efetivado nos próximos meses, sendo a operação com melhoria da infraestrutura existente e introdução de um sistema de carvão ativado, considerado suficiente e eficaz no tratamento das águas residuais domésticas para valores limites de emissão”, adianta nota da autarquia.
Esta operação de requalificação das fossas e as operações relacionadas com as recuperações e construções já efetuadas de ETAR’s e as em concurso, candidatadas e planeadas, permitirá cobrir a 100 por cento, em dois anos, a rede de tratamento de águas residuais domésticas e industriais pré tratadas de todas as freguesias do Concelho de Nelas.