A antiga ministra do Ambiente e atual presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Dulce Álvaro Pássaro, vai ser a mandatária da candidatura de José Francisco Rolo, pelo Partido Socialista, à presidência da Câmara Municipal nas eleições autárquicas deste ano.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, lê-se que “Dulce Pássaro explica que aceitou ser mandatária porque José Francisco Rolo e José Carlos Alexandrino – candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente – têm revelado na vida pública uma postura eticamente irrepreensível, evidenciando lealdade nas relações com os membros das suas equipas e com os munícipes”.
“Estão preparados para dar continuidade ao percurso de desenvolvimento que o nosso concelho tem trilhado e do qual eles têm sido actores de maior destaque, sabendo construir uma forte relação de cooperação com os presidentes de junta eleitos, independentemente da área política de que provêm”, refere Dulce Pássaro.
Para a mandatária da candidatura de José Francisco Rolo, “há três conceitos que caracterizam bem esta candidatura: Confiança, capacidade e carácter”. Nesse sentido, “a antiga ministra do ambiente é clara ao referir que «as pessoas que integram essa candidatura são as mais preparadas para enfrentar e ultrapassar, com sucesso, os desafios que a governação do nosso município coloca para o próximo mandato»”.
A candidatura refere ainda que o nome de Dulce Álvaro Pássaro “foi aprovado por unanimidade e aclamação pela Comissão Política Concelhia do PS”.
“Dulce Álvaro Pássaro nasceu em Oliveira do Hospital, onde concluiu o ensino primário. Em 1976, licenciou-se em engenharia química – ramo de tecnologia – pelo Instituto Superior Técnico e, em 1982, especializou-se em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa. Entre os cargos que desempenhou – durante sucessivos governos – destacam-se a presidência do Instituto dos Resíduos, a chefia de divisão de resíduos da Direção Geral da Qualidade do Ambiente, a direcção do serviço de resíduos e reciclagem da Direção Geral do Ambiente e a direção do departamento de planeamento e assuntos internacionais do Instituto dos Resíduos. Integrou o grupo de trabalho nomeado para a elaboração da primeira lei nacional da qualidade da água. Dulce Álvaro Pássaro integrou também vários comités presididos pela Comissão da União Europeia e participou na elaboração e coordenação da implementação de toda a legislação nacional relativa a resíduos, nomeadamente o Plano Nacional de Resíduos e os Planos Estratégicos para a Gestão dos Resíduos Industriais e Hospitalares. Foi Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território do XVIII Governo Constitucional entre Outubro de 2009 e Junho de 2011″, recorda a candidatura de José Francisco Rolo.