Na semana de 26 de abril a 2 de maio, o Comando Territorial de Coimbra, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, de onde resultaram 20 detenções, 595 infrações e 63 acidentes.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a GNR informa que durante este período, 20 pessoas foram detidas em flagrante, destacando-se 11 por condução sob o efeito do álcool, quatro por condução sem habilitação legal, duas por tráfico de armas e duas por violência doméstica.
No que diz respeito a apreensões, as autoridades apreenderam 18 doses de heroína, duas doses de cocaína, quatro doses de cannabis, três gramas de liamba, dois cartuchos, artigos de pirotecnia (fumígeno), um veículo, uma soqueira, uma navalha, uma motosserra, uma rebarbadora, 10 painéis sandwich e uma arma de fogo.
Na fiscalização do trânsito, foram detetadas 595 infrações: 115 por excesso de velocidade, 36 por falta de inspeção periódica obrigatória, 29 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 18 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 11 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 10 por falta de seguro de responsabilidade civil e cinco relacionadas com tacógrafos.
De 26 de abril a 2 de maio, foram registados 63 acidentes nas estradas do distrito de onde resultaram um ferido grave e 23 feridos leves.
Na fiscalização geral, a GNR emitiu 26 autos de contraordenação: 18 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e oito no âmbito da policia geral.
Ainda durante esta semana, foram realizadas ações de sensibilização no âmbito das operações ”Idosos em Segurança”, “Direitos de Autor”, “Escola Segura”, “Floresta Segura”, “Pessoas com Deficiência”, “Violência no meio escolar” e “Comércio Seguro”.