O 3º período escolar começa amanhã, dia 14 de abril, e foi através de uma mensagem em vídeo, com recurso às redes sociais, …
… que o diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, se dirigiu à comunidade educativa.
Devido à pandemia de Covid-19 e ao Estado de Emergência que se vive no país, o primeiro-ministro, António Costa anunciou na semana passada que não haverá aulas presenciais neste ano letivo, podendo haver exceção para os alunos do 12º ano consoante o evoluir a situação epidemiológica no país.
No sábado, dia 11 de abril, o diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, lembra à comunidade educativa que “a partir de 3ª feira começa o 3º período em que não vão haver aulas presenciais”. Carlos Carvalheira especifica que, por tal facto, “as educadoras do pré escolar vão estar em contacto com pais e encarregados de educação para estabelecer as rotinas”. “No 1º e 2º ciclos vamos continuar com o uso das plataformas e com a escola TV. No 3º ciclo vamos ter também o uso das plataformas e a escola TV. No secundário, é um ensino com o qual estamos preocupados, mas estamos confiantes, com o esforço e dedicação de toda a nossa comunidade em especial dos alunos e professores”, refere o responsável. Carlos Carvalheira também não esquece “cursos CEF, EFA o nosso qualifica”, assim como “os alunos da educação especial”, aos quais garante que vai ser dado “o melhor acompanhamento”. “Não os vamos esquecer. Vamos-lhes dar o melhor acompanhamento no nosso dia a dia”.
Para “colmatar as diferenças” que o ensino à distância impôs a alunos e professores, Carlos Carvalheira refere que o Agrupamento vai apostar em quatro grandes projetos. “O primeiro a nível tecnológico: formar professores, e alunos. O segundo, o projeto AEOH está ON para possibilitar que um grande número de alunos possa ter mais computadores, mais internet. Depois, um terceiro projeto na área social, em que temos uma equipa que acompanhará as famílias mais necessitadas. E, por fim, o nosso serviço de psicologia com quatro psicólogas. É este o serviço público. É esta a escola pública, organizada e responsável. Estamos cá todos os dias para ajudar”, explica.
Prestes a iniciar o 3º período escolar, Carlos Carvalheira agradece a professores, alunos, funcionários, pais e encarregados de educação “todo empenho e dedicação” no final do 2º período. “Foi fundamental a vossa ajuda, criatividade, inovação e a vossa capacidade de resiliência”, frisa, notando que “só com o contributo de todos, conseguimos finalizar o 2º período de forma tranquila.
Naquela que foi também uma mensagem de Páscoa dirigida a toda a comunidade educativa, em particular a todos os alunos “que tanta falta nos fazem”, Carlos Carvalheira partilha a esperança de que “brevemente iremos estar todos juntos”.
O diretor do Agrupamento de Escolas finaliza com “uma grande palavra de confiança, de motivação, de força e de superação: Sejam felizes, tenham saúde, juntos vamos superar”.