No próximo sábado, dia 2 de abril, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemora o Dia Internacional do Livro Infantil com a dinamização da atividade “Aqui Moram Livros”. Com início às 10h30, a iniciativa conta com a participação de autores de livros infantis, com ligação ao concelho de Oliveira do Hospital, que vão ler e contar histórias às crianças e famílias presentes.
A participação na atividade carece de inscrição prévia que deve ser realizada junto das Bibliotecas Municipais e é aberta a todos os interessados, particularmente às crianças e jovens e as suas famílias.
Ainda sob o mote da promoção do livro infantil, recentemente a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital ganhou um conjunto de novos leitores com a visita dos alunos que frequentam o Jardim de Infância e o 1.º CEB na Bobadela e que se aventuraram entre as estantes daquele espaço. Incentivados pela educadora Filomena Garcia e pela professora Helena Santos, que desafiaram os pais e encarregados de educação para formalizarem a respetiva autorização, as mais de duas dezenas de crianças fizeram o seu registo para obter o cartão de leitor da Biblioteca Municipal, e requisitaram pela primeira vez um livro para levarem para casa, desfrutando da sua leitura com as famílias.
“Uma iniciativa gratificante para as crianças e as suas famílias”, como assinalam as duas docentes, e que vem promover o “contacto com os livros e com as histórias; fomentando o gosto pela leitura e pela escrita, numa altura em que as crianças, fruto do trabalho de parceria entre as Bibliotecas Públicas Municipais e o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, beneficiam dum contacto regular com a Biblioteca quer visitando o espaço para participar em iniciativas, quer recebendo a equipa do serviço educativo nos projetos itinerantes”.
A vereadora dos pelouros da Educação da Cultura, Graça Silva, enaltece esta iniciativa que naturalmente desafia a ser replicada por outros, lembrando a política de promoção da cultura de leitura que tem vindo a ser fomentada pela autarquia, através de inúmeras iniciativas desenvolvidas pelo serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais e com envolvimento dos parceiros da Rede de Bibliotecas do concelho.
A responsável sublinha que “é desde tenra idade que se pode promover a leitura, em particular a leitura recreativa, o que fará futuros leitores capazes de compreenderem o que leem e de se posicionarem de forma crítica perante o mundo em que vivem, e em última instância contribuir de forma incontestável para o aumento da literacia dos cidadãos”. “Trata-se de cultivar o gosto pela leitura que permite ganhar várias outras competências, bem como facilitar o acesso às Bibliotecas Públicas Municipais que estão de portas abertas para todos e todas”, acrescenta.