A Direção-Geral da Saúde recomenda a vacinação contra a covid-19 a todos os jovens dos 12 aos 15 anos. A atualização sobre a vacinação desta faixa etária, que até esta terça-feira era prioritária apenas para jovens com comorbilidades, foi feita pela diretora-geral Graça Freitas.
De acordo com a diretora-geral, ainda não há data para o início da inoculação desta faixa etária, uma vez que esta é apenas uma recomendação técnica.
“O caminho da vacinação universal para estes jovens está aberto. Depois vem a decisão logística”, adiantou, acrescentando que “se (a vacinação) não for exatamente antes do início do ano letivo poderá ser nos dias a seguir. O impacto não será grande no ano letivo e na saúde das crianças”.
Recorde-se que no passado dia 30 de julho, quando foi anunciada a vacinação para esta faixa etária, a DGS disse que uma nova recomendação seria anunciada quando estivessem disponíveis novos dados adicionais sobre os efeitos da vacina.
Graça Freitas indicou, então, que em alguns dos países onde esta vacinação é mais avançada foram detetados alguns casos de miocardite ligeira, sendo que nenhum deles na União Europeia.
A diretora-geral da saúde disse, por isso, que foi por um “princípio de cautela” que a DGS optou, por agora, por manter a decisão de uma vacinação universal entre os 12 e os 15 anos “em ‘stand by’”.
Já ontem, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, disse terem surgido novos estudos durante o fim de semana que garantiam não haver risco para as crianças e que, nesse sentido, a decisão da DGS estaria “para breve”.
Também o Presidente da República Marcelo insistiu na necessidade de vacinar os menores, considerando que “se não há razões decisivas de saúde pública, há de natureza educativa”.
Já sobre uma eventual terceira dose da vacina contra a covid-19, o professor Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação Covid-19, reitera que as autoridades esperam mais dados para tomar uma decisão.
Contudo, reitera que” a eficácia da vacina não pode ser medida com base nos testes serológicos”.
com:tvi24