A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo DIAP de Coimbra, deteve um homem e uma mulher pela presumível autoria dos crimes de sequestro, roubo e abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento, de que foi vítima um homem, de 72 anos de idade.
Em janeiro de 2023, os arguidos abordaram a vítima na via pública, em Coimbra, forçando-a a conduzir a sua viatura até um posto de abastecimento de combustíveis, onde foi obrigada a levantar dinheiro numa caixa ATM.
Posteriormente, deslocaram-se à cidade do Porto na viatura da vítima, já conduzida pelo assaltante masculino, tendo os arguidos forçado aquela a acompanhá-los, no intuito de aí adquirirem produtos estupefacientes com o dinheiro obtido. Naquela cidade, sempre com a vítima controlada, compraram e consumiram produtos estupefacientes e ainda efetuaram vários levantamentos em Caixas Automáticas com o cartão multibanco do ofendido.
Mais tarde, deixaram a vítima apeada nos arredores de Coimbra e abandonaram a sua viatura num parque de estacionamento no centro da cidade.
Os dois detidos, com 47 e 48 anos de idade, foram presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório, ficando sujeitos às medidas de coação de apresentações diárias no OPC mais próximo da residência; proibição de contatos com o ofendido; proibição de frequentar locais e contatar pessoas conotadas com o tráfico de estupefacientes; proibição de se ausentarem do concelho de Coimbra, sem autorização prévia do Tribunal.