A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) colocou 17 postos, fixos e móveis por todo o país para que todos os peregrinos que vão em direção a Fátima tenham apoio.
As várias equipas da Cruz Vermelha, em 2023 prestaram apoio a mais de mil peregrinos, este ano vão dispor meios para assistir doenças súbitas e pequenos traumatismos.
A Cruz Vermelha estará com postos fixos nas áreas de maior fluxo de pessoas, como Águeda, Figueira da Foz, Marco de Canavezes, Oliveira de Azeméis. Ovar, Pombal e Santo Tirso, Oliveira de Azeméis, para além do posto de socorro também tem alimentação, banho e pernoita.
Para que a viagem para Fátima seja feita em segurança, a CVP em conjunto com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, vai disponibilizar nas redes sociais e nos postos de apoio, materiais de sensibilização para os peregrinos com o objetivo de alertar para os perigos da estrada.
Além da segurança dos peregrinos, a saúde também é importante, assim a CVP dinamizou uma ação de sensibilização, “Chamados à Peregrinação com saúde” para os guias, com a parceria da Comissão de Apoio ao Peregrino e a coordenação do Movimento Mensagem de Fátima.
Durante as celebrações do dia 13 de maio, já em Fátima junto ao recinto, a Cruz Vermelha com a cooperação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), vai criar dois postos de socorro e um posto médico avançado.
Com Diário de Coimbra