Portugal já administrou 5.442.582 vacinas contra o novo coronavírus, estando já 1.776.366 portugueses totalmente imunizados, indica o Governo num balanço feito este domingo nas redes sociais. 3.666.216 cidadãos residentes no país já foram inoculados com a primeira dose da vacina.
Na sexta-feira, após mais uma reunião com peritos no Infarmed, a ministra da Saúde realçou que, apesar das circunstâncias de “potenciais riscos” decorrentes da situação epidemiológica nesta fase, a variante indiana e o aumento da incidência em Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, a “vacinação continua a ser a nossa melhor arma”.
“O processo continua a correr de uma forma que acreditamos que seja muito favorável e que acreditamos que nos levará a cumprir o nosso objetivo de ter 70% da população adulta vacinada até ao fim do verão”, reafirmou a governante.
Lembrando a nova fase de autoagendamento (na faixa etária acima dos 50), a ministra disse ser “uma preocupação muito grande” não deixar ninguém para trás, sabendo que há grupos que são mais difíceis de proteger e encontrar, nomeadamente pessoas que vivem em lugares remotos.
Durante a reunião no Infarmed, na sexta-feira, o diretor de serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde (DGS adiantou que Portugal registou desde janeiro 272 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em pessoas com a vacinação completa, mas apenas 15 hospitalizações e zero mortes. “Estes números atestam bem o poder que as vacinas [contra a Covid-19] têm na redução não só da doença, mas também das suas manifestações mais negativas”, afirmou André Peralta Santos.