A Câmara de Nelas confirmou, no passado domingo (22 de março), a existência do primeiro caso positivo de Covid-19 no concelho. Segundo a autarquia, o caso é de “um residente no município”, sem revelar mais detalhes.
A informação foi dada num comunicado publicado pelo município liderado por Borges da Silva, que também adiantou que foi ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, que estará em vigor enquanto se mantiver o estado de emergência nacional, e ainda declarada a situação de alerta municipal.
A Câmara de Nelas garantiu que o Posto de Comando Operacional Municipal vai funcionar nos paços do concelho, sob a coordenação do presidente da autarquia e da coordenação municipal de Proteção Civil, com a colaboração da GNR, dos bombeiros locais e das entidades de saúde e Segurança Social.
Entre outras medidas, a Câmara irá avançar, a partir desta segunda-feira (dia 23), com a desinfeção das ruas do concelho, em colaboração com as juntas de freguesias.
As pessoas que venham do estrangeiro ou de um outro concelho para Nelas devem dar conhecimento da sua chegada à junta de freguesia local. Elas devem manter-se em casa, em quarentena, pelo período mínimo de 14 dias. Em caso de sintomas, deve ser contactada a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
“Os Serviços Municipais e todos os trabalhadores municipais estão mobilizados, sem qualquer reserva, para todas as ações inerentes à proteção civil, da iniciativa de qualquer agente da proteção civil, seja da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Bombeiros Voluntários ou Guarda Nacional Republicana”, pode ler-se na nota da Câmara nelense.
Fonte: Jornal do Centro