Clube/ Associação Desportiva – Futebol Clube de Oliveira do Hospital
Permanência histórica na LIGA 3; Vice Campeão Distrital de Juniores (sub19); Semi Finalista da Taça AF Coimbra de juniores (sub19) Campeão Distrital de Infantis da AF Coimbra (sub12) Certificação de 3 estrelas por parte da Federação Portuguesa de Futebol e Conquista da Bandeira da Ética; Desenvolvimento de Formações Pedagógicas, Saúde e de Valores para atletas, treinadores, dirigentes e pais; Organização de Encontros/Convívios Lúdico Desportivos nos escalões de Petizes e Traquinas Promoção de campanhas de solidariedade (Luta Portuguesa contra o Cancro, recolha de bens alimentares, recolha de brinquedos e material escolar) Desenvolvimento no hóquei patins também com um bom trabalho e crescimento com o aparecimento da patinagem artística. Aprovação da autonomização da Secção de patinagem através de votação dos sócios para criação da ADOH Sports
Equipa do Ano (Sénior) – Futebol Clube de Oliveira do Hospital
Permanência na LIGA3, ficando em 1º Lugar na Série da fase de Manutenção sem nenhuma derrota. Realização de um excelente campeonato na LIGA 3, promoveu o concelho pelo país; Passagem à 3ª eliminatória da Taça de Portugal, eliminado pelo Vitória SC clube de referência do futebol português. Alguns dos seus atletas foram potenciados e consequentemente transferidos para os campeonatos profissionais
Equipa do Ano (Formação) – Sampaense Basket Sub 18
Equipa Sub-18 – Sampaense Basket Campeões Distritais de Sub-18 (2ª Divisão do Centro)
Atleta do Ano (Sénior) – José Stofel
Consagrou-se: Campeão Ibérico (Individual) no Campeonato Ibérico TRAP 5; Campeão de Portugal 2021 na primeira categoria em TRAP 5; Vice-Campeão de Portugal Absoluto 2021; Vice-campeão de Portugal Rio Challenge 2021; Conquistou o 3º Lugar (medalha de bronze) na Geral do Campeonato Europeu FEDECAT TRAP 5 – Tiro com Armas de Caça (ITA 24)
Atleta do Ano (Formação) – Laura Meneses Vicente – Seia FC Modalidade – Patinagem Artística:
5 anos de Patinagem (7 aos 11 anos), 3 no FCOH(2018 a 2020) e 2 no SFC (2021,2022); Percurso: -4 níveis de iniciação; -1 nível de base; -3 níveis de patinagem livre; – Primeira Atleta do concelho, atingir os mínimos para participação em provas nacionais (2022); – Primeira Atleta do concelho, a participar em campeonato associativo, – Campeonato Regional e Taça APC (2022); – Primeira Atleta do concelho a participar em Prova Nacional (5.º Open) em Porto Salvo organizado pela Federação Portuguesa de Patinagem (2022); – Primeira Atleta do concelho chamada aos Treinos da Seleção Regional da Associação de Patinagem de Coimbra (APC) (2022); A APC é composta por 3 distritos (Coimbra, Guarda e Castelo Branco)
Treinador do Ano (Sénior) – António Marreco Gouveia (Tozé Marreco) – FCOH
Permanência histórica na LIGA 3; Desenvolvimento de atletas para patamares competitivos profissionais; Contributo fundamental na estabilidade e profissionalização do clube; responsável pela subida histórica de divisão na época anterior.
Treinador do Ano (Formação) – Pedro Nuno Pegado – FCOH
Campeão Distrital de infantis sub12 da AF Coimbra; Vice Campeão Distrital de sub 19 da AF Coimbra; Semi-Finalista da Taça da AFC na categoria sub19; Invencibilidade de 2 anos nos jogos como visitado do Campeonato Distrital de sub19; Assumiu ainda a Coordenação Técnica da Academia de Formação do FC Oliveira do Hospital, sendo responsável pela Metodologia das equipas jovens do clube, coordenando 16 treinadores e mais de 160 atletas
Dirigente do Ano – Sónia Guerra Veloso – Sampaense
É uma mulher que faz um trabalho exímio no que toca à gestão de um clube formador de jovens e que disputa a 2ª divisão nacional do basquetebol português (Proliga). Atingiu todos os objetivos na época passada mesmo que com escassos recursos, tendo ainda crescido a formação significativamente
Prémio Reconhecimento – Fernando Alves – Médico
Pelos vários anos de serviço como médico no apoio a clubes do concelho, como por exemplo, FCOH, Sampaense, ADN, CAOH,etc. A sua disponibilidade, generosidade e profissionalismo, fazem dele uma personalidade que merece o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido
Prémio Dedicação – António Muge – ARCED
Vice-Presidente da ARCED desde a sua criação 2001 (21 anos). Exerce funções na ARCED como Dirigente, Treinador, Massagista e Seccionista nos vários escalões de formação. (inscrito na ANTF / FPF / AFCoimbra nestas funções, desde 2002). Tem o curso de treinador da FPF / ANTF, UEFA A/Grau III (futebol); curso de Dirigismo Desportivo (FPF / ANTF); Curso de Massagista (FPF / AF Coimbra) Treinador em todos os escalões de formação da ARCED, Petizes, Traquinas, Benjamins e Iniciados, nos Iniciados, Juvenis e Juniores do Futebol Clube de Oliveira do Hospital e nos Séniores da AD Nogueirense. Palmarés: (Provas Oficiais – FPF / AF Coimbra / AF Aveiro) – 9x Campeão Distrital pela ARCED (AF Coimbra – Benjamins (sub-11) e Infantis (sub-12), – 6x Vencedor de Taça Distrital pela ARCED (Benjamins e Infantis – AF Coimbra); – 2x Vencedor Super Taça Distrital pela ARCED (Benjamins e Infantis – AF Coimbra); – 2x Vencedor Taça Encerramento pela ARCED (Benjamins – AF Coimbra); – 3x Vice-Campeão Distrital pela ARCED (1x Benjamins e 2x Infantis) – 1x Vencedor Taça Distrital AF Coimbra (AD Nogueirense – Séniores) – 1x Campeão do Torneio Internacional ADREP Aveiro (Futsal Formação) em Benjamins; – 2x Vice–Campeão do Torneio Internacional ADREP Aveiro (Futsal Formação) em Benjamins e Infantis; – 1x Vice – Campeão do Torneio Internacional ADREP Aveiro (Futsal Formação) em Traquinas (sub-9)
Prémio Carreira – Carlos Martins
Único futebolista natural de Oliveira do Hospital a chegar à seleção nacional A de futebol e a participar nos Jogos Olímpicos. Nascido em Oliveira do Hospital, a 29 de abril de 1982. Oriundo do Tourizense, foi jogar para o Sporting na época 1992/1993 com apenas 10 anos onde se mantém até dezembro 2014 altura em que regressa à sua terra natal e fez o resto da época a representar o Futebol Clube de Oliveira do Hospital nos escalões de Iniciados e Juvenis. Em 1995, volta “definitivamente” à casa-mãe. Foi presença em todas as Seleções Jovens de Portugal (Sub15, Sub16, Sub17, Sub18 e Sub19). Carlos Martins foi lançado na equipa principal do Sporting na época 1999/2000. Representou Clubes como o Benfica, Sporting, Académica, Belenenses, Recreativo, Granada e Campomaiorense. Foi INTERNACIONAL A 17 vezes, marcando dois golos, conta ainda com 21 internacionalizações nos escalões Sub20, Sub21 e Sub23 das quais destacamos a participação nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. Principais Títulos conquistados: 1998/99 Nacional Juniores B 2002/03 Supertaça Cândido de Oliveira 2006/07 Taça de Portugal 2008/09 Taça da Liga 2009/10 Liga Portuguesa e Taça da Liga 2010/11 Taça da Liga.
Evento Desportivo – Alva Skate Fest
Um evento que trouxe ao município uma modalidade radical pouco conhecida no concelho, que despertou interesse do público em geral e levou a que tivesse uma adesão ao nível da assistência superior ao esperado. Visto que foi a 1º vez que se realizou um evento com estas características e por uma questão de segurança estava limitado a 60 atleta/participantes. Este número foi atingido num prazo inferior a uma semana e juntou atletas de 7 países diferentes.
Este evento foi realizado como teste para uma futura prova do campeonato do mundo de skate downhill
Prémio Incentivo ou Mérito Desportivo – Clube Desportivo e Recreativo Vasco da Gama
Integra o campeonato da Inatel. Sagra-se Campeão Distrital da Liga de Futebol da Fundação Inatel e conquistou a supertaça Distrital de Coimbra da Inatel. Tem um grupo de atletas e dirigentes motivado e dedicado, que trabalham todos os dias afincadamente para cumprir todos os objetivos propostos e definidos no inicio da época. Depois da presença nos campeonatos distritais, equipa feminina no Nacional, ingressa na Liga Inatel em 2005, participação contínua até à presente época.
Prémio Memória – Alexandre Paiva
Patrocinador oficial da Associação Desportiva de Lagares da Beira há mais de 20 anos, colaborando com equipamentos e valores monetários e sempre com grande amor ao Clube cada vez que vinha dos EUA a Portugal. Emigrante Lagarense nos EUA, desde os anos 80 até ao seu falecimento em 2020.
Atletas Jovens Revelação do Ano: Lia Marques (CTOH), Ian Veloso (FCOH), Ivo Marques (CAOH), João Almeida (Sampaense), Lucas Pedro (FCOH Hóquei), Joel Dias (ADN), Alana (CGOH/Ginástica), Nuno Fernandes (CCPOH), Gonçalo Almeida (ARCED), João Garcia (ADL)
Votos de reconhecimento Municipal: Rafael Gomes, Luís Cruz, Lia Marques, José Carlos Pinto, Ténis de Mesa CCPOH, Eptoliva BTT, Arcial Parahóquei, CDR Vasco da Gama, Sampaense Sub-18, FCOH Sub-12, José Stofel, Sónia Veloso