Está quase na altura de nos despedirmos de 2022 e de dizer ‘Olá’ a 2023. Contudo, antes de acabar o ano, é hora de começar a pensar nas pontes e feriados que o novo ano nos vai trazer.
No próximo ano há cinco fins de semana prolongados para descansar.
Janeiro não começa propriamente bem em termos de feriados ou possibilidade de pontes, uma vez que o Ano Novo – dia 1 de janeiro – vai ser a um domingo.
Em fevereiro, celebra-se o Carnaval, no dia 21. Não se trata de um feriado ‘obrigatório’, mas, normalmente, os funcionários do setor público têm tolerância de ponto. Assim, se tiver este dia, pode ‘juntar’ o fim de semana à ponte de segunda-feira e ao feriado de terça – ficará com quatro dias.
No mês de março não poderá contar com qualquer feriado nem possibilidade de ponte. Mas anime-se: em abril, há razões para sorrir. O primeiro feriado do mês acontece no dia 7 – Sexta-feira Santa – e a Páscoa celebra-se a 9. Deste modo, são três dias para aproveitar.
No mesmo mês temos o 25 de abril que, em 2023, será a uma terça-feira – se juntar uma ponte na segunda-feira, são mais quatro dias para descansar.
Logo depois, maio. E com este chega o Dia do Trabalhador, dia 1, que se marca a uma segunda-feira. É um fim de semana prolongado logo no início.
Junho traz mais dois feriados: um a 8 (Corpo de Deus) e outro a 10 de Junho (Dia de Portugal). O dia 8 é uma quinta-feira – que poderá ‘juntar’ a uma ponte na sexta-feira e ao fim de semana. Já o dia 10 será a um sábado.
Julho é um dos meses típicos para as férias de verão e, em 2023, será mesmo (apenas) isso. Não há feriados nem possibilidades de ponte.
Agosto, contudo, irá dar-nos boas notícias: há mais uma ponte para aproveitar. O feriado de dia 15 será numa terça-feira, o que, juntando com o fim de semana e uma ponte na segunda-feira, volta a permitir uma ‘escapadinha’ de quatro dias.
Setembro é mês de regresso aos trabalhos e às escolas, não ‘permitindo’ um descanso ‘extra. Contudo, outubro volta a ser ‘amigo’: o dia 5 (Implantação da República) é numa quinta-feira e volta a poder ter uma possibilidade de ponte – são, potencialmente, mais quatro dias para si. O 7 de outubro, em Oliveira do Hospital, é num sábado.
Por sua vez, em novembro celebra-se o Dia de Todos os Santos, logo no dia 1, que é uma quarta-feira. Não dá para uma ponte, mas é uma semana com um ‘intervalo’ no meio.
Finalmente, em dezembro, podemos voltar a ‘tirar a barriga de misérias’. Não só porque é o mês do Natal, mas também porque nos permitirá a possibilidade de três fins de semana prolongados. A 1, marca-se o Dia da Restauração da Independência, e, a 8, o Dia da Imaculada Conceição – ambos numa sexta-feira. Já o Dia de Natal, 25 de dezembro, será numa segunda-feira.
Confira a lista completa dos feriados nacionais para 2023:
- 1 de janeiro – Ano Novo
- 21 de fevereiro – Carnaval
- 7 de abril – Sexta-Feira Santa
- 9 de abril – Páscoa
- 25 de abril – Dia da Liberdade
- 1 de maio – Dia do Trabalhador
- 8 de junho – Corpo de Deus
- 10 de junho – Dia de Portugal
- 15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora
- 5 de outubro – Implantação da República
- 1 de novembro – Dia de Todos os Santos
- 1 de dezembro – Restauração da Independência
- 8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição
- 25 de dezembro – Natal