Uma condutora ficou gravemente ferida após o seu veiculo embater num javali. O acidente ocorreu esta semana, na Estrada Nacional 17.
Segundo a Associação Florestal Caule, a condutora, residente em Arganil, “ficou com as duas pernas partidas, com fraturas expostas e continua hospitalizada”.
Na sua página de facebook, a Caule mostra-se preocupada com a “proliferação de javalis de forma descontrolada” que “está a causar danos muito graves às populações que ainda residem no interior, nomeadamente nas aldeias”. O veículo, devido aos elevados danos, “foi para a sucata”.
Na mesma publicação, a Associação deixa um apelo às autoridades, nomeadamente ao ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), “para que intervenha de imediato no sentido de iniciar processos de controlo desta espécie”, referido que fará chegar uma petição ao Ministro do Ambiente e à Ministra a Agricultura.
“Esta semana foi ela, amanhã poderá ser quem lê esta publicação ou um seu familiar”, lê-se no comunicado, onde a entidade refere que “são recorrentes as queixas dos agricultores no que concerne à destruição constante das suas culturas”.
“Há inclusivamente relatos destes animais invadirem aldeias, andando nas ruas, entrando em jardins e devastando hortas junto a casas”, afirma, realçando que “esta situação não pode continuar”, conclui.