A Casa da Cultura César Oliveira acolhe, no dia 17 de dezembro, às 21h00, um “Concerto de Natal”, com o Ensemble de Cordas da Orquestra Clássica do Centro e a participação da Soprano Marina Pacheco.
O concerto, que decorre no Auditório José Carlos Alexandrino Mendes, é organizado pela Orquestra Clássica do Centro, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e os tribunais da Comarca de Coimbra, no âmbito dos “Concertos da Justiça”.
No programa constam canções de Natal como “Carol of the bells”, de Mykola Leontovych, “Noite feliz”, Franz Xaver Gruber, “Natal de Elvas”, canção tradicional, “O Menino nas Palhas”, de Fernando Lopes Graça, “Winter Wonderland”, de Felix Bernard, “Cantique de Noel”, de Adolphe Adam, “White Christmas”, de Irving Berlin, “Have Yourself a Merry Little Christmas”, de Hugh Martin and Ralph Blane, “Let it snow! Let it snow!”, de Julius Stein e, a famosa composição natalícia, “Adeste Fideles”.
Com entrada gratuita, mediante lotação da sala, a noite integra também uma intervenção do Juiz de Direito Geraldo Ribeiro assente na temática “Direito e Vulnerabilidade”.
É com “regozijo” que o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, recebe este evento na Casa da Cultura César Oliveira, “pelas boas relações com as instituições envolvidas” e realça “a postura de descentralização da cultura” no território da Comarca de Coimbra. José Francisco refere ainda que este concerto “para além de ser de elevada qualidade tem uma componente pedagógica na área da Justiça”, com a locução de abertura a ser proferida.
Os “Concertos da Justiça” assumem-se como um bem maior e indispensável alimento para o fomento da Cultura, da Arte e da Música junto de uma comunidade. Já a Orquestra Clássica do Centro, associação sem fins lucrativos, sediada no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, pretende fomentar a cultura musical, dimensionar a vertente pedagógica.
Conferir apetência para ouvir e apreciar música erudita e desenvolver o gosto pela música, colocando-a num lugar relevante para promover uma sociedade mais culta, esclarecida e exigente outros dos principais objetivos da Orquestra Clássica do Centro. Como orquestra profissional, realizou o primeiro concerto em dezembro de 2001, contando atualmente com 23 anos de existência ao serviço da música, colocando-a num lugar relevante para promover uma sociedade mais culta, esclarecida e exigente e mais bem preparada para enfrentar os tremendos desafios deste novo século.
Além dos concertos que se constituem como sendo a atividade principal, a Orquestra Clássica do Centro tem organizado concursos, conferências, exposições, festivais, encontros, edição de livros, entre outras iniciativas.
O concerto de Oliveira do Hospital tem a participação da Soprano Marina Pacheco, detentora de uma assinalável musicalidade, invulgar segurança e solidez técnicas, justificando os aplausos não tanto pela agradável presença física, mas pela ductilidade vocal. Marina Pacheco foi vencedora da 26.ª edição do Prémio Jovens Músicos RTP/Antena 2 e galardoada em vários concursos na Europa. Apresenta-se regularmente em ópera, oratória, canção e música contemporânea.
Os bilhetes gratuitos para o “Concerto de Natal” com Ensemble de Cordas da Orquestra Clássica do Centro e a Soprano Marina Pacheco podem ser levantados diretamente no Welcome Desk da Casa da Cultura César Oliveira.