No próximo fim de semana, Vila da Pouca da Beira acolhe uma homenagem ao famoso escritor holandês Gerrit Komrij que ali viveu durante várias décadas.
Nos dias 20 e 21 de maio será promovido um fim de semana cultural com literatura e música, numa organização de Herman Weggen, cantor amador oriundo da Holanda que vive uma parte do ano em Portugal, nas proximidades de Vila Pouca da Beira, e que é um dos admiradores da obra de Komrij.
Com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e da Gerrit Komrij Foundation, o evento que terá lugar Vila Pouca da Beira é dedicado à vida e obra de Gerrit Komrij, composto por uma conferência, visita guiada à casa do escritor e concerto, no sábado (20 de maio) e conferência e visita guiada para o público português no dia seguinte (domingo). Vários músicos holandeses e ingleses juntaram-se também a Herman Weggen e entusiasticamente prepararam o evento deste fim de semana.
Desta forma, na manhã de sábado (10:30-12:30) e início da tarde (13:30-15:30) haverá um programa em holandês na Casa Gerrit Komrij. A manhã de domingo (10:30-12:30) o mesmo programa será em português. Na conferência programada, Arie Pos e Joop Meijnen falam sobre a vida e obra de Gerrit Komrij, seguindo-se depois uma visita guiada pela casa.
Na tarde de sábado, a partir das 16h00, haverá um concerto na capela do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, com a participação de Paul van Hasselt (piano) e Kin Thiessen (violino), Herman Weggen e o quarteto Chestnut.
Gerrit Komrij (1944-2012) viveu em Portugal desde 1984, concretamente em Vila Pouca da Beira onde residia com o seu marido Charles Hofman. Escreveu várias obras em prosa e poesia e é um dos escritores mais lidos nas escolas holandesas.