Portugal falhou, ontem à noite, o acesso à final do festival Eurovisão da Canção. Em Telavive, Israel, a música “Telemóveis”, de Conan Osiris, não ficou entre as 10 escolhidas…
… da primeira semifinal e foi uma das sete eliminadas, apesar de uma boa performance do lisboeta de 30 anos.
No final, o anúncio dos apurados para a final foi feito por ordem aleatória sem que fossem revelados os votos de forma a não condicionar os resultados para a final. Assim, passa à próxima fase a Grécia, a Bielorrússia, a Sérvia, o Chipre, a Estónia, a República Checa, a Austrália, a Islândia, São Marino e a Eslovénia.
É um fim inglório para o tema que Portugal escolheu por unanimidade e que mereceu 95% dos votos de melhor letra da Eurovisão, escolhida entre poetas e escritores de todo o Mundo para o portal “Eurostory”, um dos mais reputados do Mundo da Eurovisão.
Esta é a nona vez que Portugal falha uma passagem à final do Festival Eurovisão da Canção: entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014 e 2015.
Aos 10 países apurados esta terça-feira irão juntar-se outros 10, que serão escolhidos na segunda semifinal, na quinta-feira.
Na final, no sábado, aos 20 países apurados nas duas semifinais, irão juntar-se os “Cinco Grandes” (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Israel).
A cerimónia da primeira semifinal teve início com uma atuação de Netta Barzilai, vencedora em 2018, com o tema “Toy”.
Fonte: jn.pt