O Politécnico de Coimbra (IPC) está a desenvolver uma iniciativa de solidariedade com a população ucraniana com vista a recolher bens essenciais para enviar àquele país. O IPC associa-se assim à iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, que pretende fazer chegar ajuda à população que se vê confrontada com uma situação de guerra.
A partir desta quarta-feira, 2 de março, as seis escolas do Politécnico de Coimbra – ESAC, ESEC, ESTGOH, ESTeSC, ISEC e ISCAC – disponibilizam pontos de recolha em cada uma delas, bem como os Serviços Centrais, de forma a que a comunidade escolar possa fazer as suas doações.
Recomenda-se a entrega de alimentos não perecíveis – enlatados, sopas rápidas, água, sumos, leite em pacotes pequenos -, roupas quentes, produtos de higiene, medicamentos, material de primeiros socorros (seringas, pensos rápidos, álcool e água oxigenado, etc.) e sacos-cama.
A recolha decorre até dia 7 de março e, posteriormente, estes bens serão encaminhados para o seu destino, a Ucrânia e outros países vizinhos que estão a acolher refugiados do cenário de guerra, através de meios de transporte que estão a ser agilizados pela autarquia.