Um grupo composto por alunos e professores do Gerrit Komrij College, na Holanda, e responsáveis da Câmara Municipal de Winterswijk foram recebidos, esta manhã, pelo Município de Oliveira do Hospital.
A receção decorreu no âmbito do intercâmbio entre o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e o colégio Holandês com o nome do conhecido escritor Gerrit Komrij que viveu no concelho de Oliveira do Hospital, na localidade de Vila Pouca da Beira, onde também foi sepultado.
Esta manhã, Carlos Carvalheira, diretor do AEOH destacou a importância dos intercâmbios pelas experiências que proporcionam, partilha intercultural e as amizades que daí resultam. Agradeceu o apoio dado pelo Município na dinamização deste tipo de iniciativas.
Na ocasião, o presidente do Município considerou tratar-se de uma inicitiva “positiva” entre as duas escolas que têm em comum o escritor holandês. “É uma alavanca cultural entre as duas escolas”, considerou José Francisco Rolo.
Do mesmo modo, o autarca sublinhou que “Oliveira do Hospital não pode dissociar-se de uma realidade sociológica que aponta para que cerca de dois mil holandeses e belgas estejam radicados no concelho.
A realização de intercâmbios é uma prática habitual do AEOH. Note-se que ao mesmo tempo que o AEOH acolhe os alunos holandeses, também um grupo de alunos de Oliveira do Hospital está, por estes dias, de visita a Mol, na Bélgica.
O AEOH acredita que “os intercâmbios são a melhor maneira de conhecer outras realidades e outras culturas”.