Este verão, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE convida todos os amantes da natureza a descobrir a Serra da Estrela através de percursos pedestres organizados. Realizados em trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela, os percursos são uma oportunidade única para explorar as maravilhas naturais e culturais da mais alta montanha de Portugal Continental.
Os percursos pedestres decorrem às quartas-feiras, com início às 9h30, e destinam-se a todos os entusiastas de caminhadas na natureza. Os itinerários propostos são circulares, de pequena rota, e revelam a riqueza paisagística da serra.
O primeiro percurso, com início a 31 de julho, terá 5 quilómetros e um desnível acumulado de aproximadamente 200 metros. O trilho atravessa uma paisagem de montanha muito acidentada, onde a evidência da ação dos glaciares do último período frio é bastante notória. O percurso parte da Torre em direção ao rebordo do Covão do Ferro, o mais amplo dos circos de origem glaciária da Serra da Estrela. No trajeto inclui-se a visita a alguns dos cenários de maior imponência da montanha, como o Cântaro Raso, o Covão do Boi, o Cântaro Magro ou a Rua dos Mercadores.
A 14 de agosto, o percurso será na área do Vale do Rossim, com uma versão alargada da volta das Penhas Douradas. Iniciando junto à barragem do Vale do Rossim, o trilho de 9 quilómetros levará os caminhantes por locais emblemáticos como o Fragão do Corvo, o Seixo Branco, o Vale das Éguas e o Corgo das Mós, na cabeceira do rio Mondego. O trilho de nove quilómetros percorre uma paisagem granítica dominada pela abundância de grandes blocos, enquadrada por vastos povoamentos florestais compostos por uma relevante diversidade de espécies de árvores.
As inscrições podem ser feitas online em visitseia.pt e estão limitadas a 15 participantes por percurso, com idade mínima de 12 anos. A realização dos percursos está sujeita a um mínimo de seis inscritos.