Realizou-se, no passado dia 14 de junho, a 1ª Reunião da Plataforma Supraconcelhia liderada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra. Na sequência do quadro de transferências de competências para o poder local, em particular no domínio da ação social, a CIM Região de Coimbra passou a assumir a coordenação da Plataforma Supraconcelhia desta Região.
A Plataforma Supraconcelhia é um órgão de parceria, aberto e participado da Rede Social, orientado para o diagnóstico, planeamento e concertação estratégica de compromisso, com vista à promoção da coesão social e desenvolvimento integrado das comunidades. Os principais objetivos da Plataforma Supraconcelhia incluem combater a pobreza e a exclusão social, promover o desenvolvimento social integrado e contribuir para as Estratégias Nacionais.
Esta primeira reunião, que teve a coordenação do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, teve objetivos a apresentação dos parceiros, a discussão e aprovação do regimento de funcionamento da Plataforma, a identificação dos grupos temáticos e seus dinamizadores, a metodologia e o modelo de governação.
De acordo com os propósitos da Plataforma Supraconcelhia, alinhados com a Estratégia de Desenvolvimento Territorial da CIM Região de Coimbra e trabalho colaborativo a desenvolver, foram criados grupos temáticos de trabalho para atuar em áreas estratégicas como o emprego, envelhecimento ativo e saudável, resposta integrada social, saúde e proteção social e inclusão.
Em cooperação com a CIM Região de Coimbra, os parceiros da Plataforma Supraconcelhia irão desempenhar um papel fundamental na análise, debate e promoção de estratégias conducentes à resolução das problemáticas nestas áreas.
Os parceiros incluem os Centros Distritais do Instituto de Segurança Social de Aveiro, Coimbra e Viseu, entidades e serviços relevantes da Administração Pública, presidentes dos Conselhos Locais de Ação Social, representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social, organizações não governamentais, Associações Empresariais e Tecnológicas e Sindicais com expressão nacional e com delegações em Aveiro, Coimbra e Viseu.