A Região de Coimbra lançou o guia “Região de Coimbra Grátis”, com mais de 400 propostas turísticas e culturais de acesso gratuito nos 19 municípios que integram a Comunidade.
O guia “Região de Coimbra Grátis” foi desenhado para dar a conhecer os pontos turísticos e culturais de acesso gratuito, que se estendem desde a costa atlântica ao interior serrano.
É possível encontrar neste guia várias propostas, designadamente monumentos, arqueologia, espaços culturais, castelos e muralhas, museus e lugares de culto, miradouros, praias fluviais e jardins, espaços interpretativos, entre outros.
Numa altura “conturbada” devido à pandemia provocada pela covid-19, este guia turístico vai “promover a competitividade e estimular a atividade turística”, disse na sessão de apresentação, em Soure, o secretário executivo da comunidade, Jorge Brito.
Este guia vai “permitir que operadores e visitantes conheçam a riqueza do território de uma forma simples, acessível e estruturada, convidando a ficar mais tempo”, sublinhou.
Trata-se de um volume de 240 páginas, gratuito, em português e em inglês, com todas as informações de coordenadas dos locais a visitar na Região de Coimbra e pode ser obtido em qualquer Posto de Turismo dos 19 municípios que integram a Região de Coimbra.
O guia está ainda disponível em formato digital, no “site” visitregiaodecoimbra.pt.
Este guia pretende ainda alavancar outro produto, que são os Roteiros de 3 Dias pela Região, através dos quais as pessoas são convidadas a conhecer três municípios da região de Coimbra.
A iniciativa “Região de Coimbra Grátis” está integrada na candidatura “Promoção Integrada de Produtos Turísticos”, financiada pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, assumindo-se como uma proposta ativa e estratégica de estruturação da oferta e atenuação da sazonalidade.
A CIM da Região de Coimbra é constituída pelos 17 municípios que integram o distrito de Coimbra – Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares – e pelos municípios da Mealhada e de Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.
Com: Lusa
Foto: As Beiras