A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) é parceira do projeto STARHAUS, uma iniciativa projetada para “transformar a indústria da manufatura, introduzindo sinergias inovadoras entre modelos de produção e consumo personalizados”.
Segundo informação avançada pela CIM- RC, o projeto é financiado pelo programa Horizonte Europa, alinha-se com “a visão europeia de uma indústria mais verde, inclusiva e inteligente”.
“O projeto STARHAUS reúne especialistas de toda a Europa para impulsionar a inovação dos produtos, processos e serviços. A CIM-RC irá contribuir como local-piloto, prestando apoio na implementação do projeto nas comunidades locais”, é adiantado
O objetivo é “regenerar espaços de fabrico, desenvolver métodos eficientes e sustentáveis e avaliar o impacto comportamental em prol da sustentabilidade através de modelos participativos que incluam consumidores, investigadores, fornecedores de tecnologia e autoridades públicas”.
Trata-se, segundo a CIM-RC, de “um projeto inovador que incorpora a essência do Novo Bauhaus Europeu (New European Bauhaus), um movimento que tem como objetivo proporcionar um espaço de encontro para que artistas, cientistas, tecnólogos, ativistas sociais e outras pessoas possam colaborar na criação de futuros modos de vida mais sustentáveis e inclusivos”
O STARHAUS pretende, assim, “revolucionar a forma como os produtos são concebidos e produzidos, ao focar-se na descentralização da produção e na sustentabilidade, proporcionando um futuro mais sustentável para os processos de produção e fabrico”.
A iniciativa destaca-se “pelas soluções sustentáveis que apresenta nos processos ecológicos, pelos avanços tecnológicos que aumentam a eficiência e a precisão da produção, pelo design acessível ampliando a inclusão e garantindo necessidades e preferências, e pela estrutura resiliente capaz de resistir aos diversos desafios económicos”.