Está de regresso, em 2023, o “Ciclo pelas Igrejas”. Este é um evento dinamizado pelo Município de Oliveira do Hospital, com concertos nas capelas e nas igrejas de todo o concelho, de 3 de dezembro a 15 de janeiro.
A autarquia descreve-o como uma iniciativa “que promove momentos de reunião em torno da música e do património religioso e histórico concelhio” e adiantam que, entre os participantes deste ano estão a Tuna Recreativa Penalvense, da Nossa Aldeia – Grupo de Cantares Feminino de Alvoco das Várzeas, Coral de Sant’Ana, Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical, Orquestra Music’Arte e Coro Voz’Arte, Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, Filarmónica Avoense e Escola de Música, Filarmónica Sangianense e o Duo Arte – Roberto Lourenço e Monika Matys.
No total, a iniciativa vai contar com cerca de 230 músicos e interpretes, divididos por nove grupos culturais, entre duos, orquestras, filarmónicas, tunas e grupos de cantares a capella, que estarão presentes num total de 11 concertos, que vão passar pelas Igrejas Matriz de Ervedal da Beira, Travanca de Lagos, Nogueira do Cravo, Aldeia das Dez, São Gião, Penalva de Alva, Avô e Bobadela, mas também pela Capela de N. Sra. da Conceição, em Meruge, o Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira e a Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa, que este ano assinala 1111 anos.
Veja aqui o programa completo:
