O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, tem todas as camas de cuidados intensivos ocupadas e já aumentou as vagas em enfermaria para doentes covid-19.
Em comunicado, o CHUCB explica que Unidade Cuidados Intensivos tem disponíveis 12 camas (oito para doentes covid-19 e quatro não covid), sendo que esta terça-feira estão todas ocupadas.
A informação especifica ainda que o Centro Hospitalar tem 97 doentes internados nas enfermarias da ‘ala covid’ e que no último sábado foi aberta uma quarta enfermaria dedicada, aumentando a capacidade máxima para 125 camas.
O CHUCB explica ainda que o plano de contingência já se encontra no último nível e que a capacidade instalada está bastante “limitada”.
Apesar de estar perto do limite, o CHUCB também tem estado a dar apoio à rede do Serviço Nacional de Saúde, tendo acolhido “cerca de uma dezena e meia” de doentes com covid-19 provenientes de outros hospitais de diferentes pontos do país.
Lembrando que, nesta altura, é difícil aumentar a capacidade existente porque não há recursos humanos disponíveis para contratar, o CHUCB reitera a importância de todos seguirem as recomendações das entidades de saúde para evitar a propagação do vírus.