O concelho de Oliveira do Hospital conta agora com uma estrutura de apoio aos ciclistas, localizada no Parque do Mandanelho. O Centro Ciclyn’ Portugal – Aldeias do Xisto foi inaugurado, ontem de manhã, no arranque da 3ª etapa do Mountain Bike Aldeias do Xisto Trophy que decorreu em Oliveira do Hospital, depois de a 1ª e 2ª etapas terem decorrido em Oleiros e Miranda do Corvo.
O Centro Ciclyn Portugal resulta da parceria entre o Município de Oliveira do Hospital e a Rede das Aldeias do Xisto. Na inauguração do espaço, Nuno Ribeiro, vereador do desporto do Município oliveirense disse que este novo espaço responde a um “anseio do Município”, que permite que o concelho possa “fazer parte de uma rede ciclável” em que os “ciclistas possam descobrir Oliveira do Hospital, ajudar o turismo e a promoção do nosso território” .“São 231 km cicláveis de trilhos em Oliveira do Hospital que nos ajudam a promover o nosso território e o Turismo de Natureza”, frisou.
Para Rui Simão, diretor da ADXTUR – Rede das Aldeias do Xisto, a inauguração de “mais um Centro Ciclyn é um acontecimento importante em Portugal”, notando que o equipamento apoia não apenas o BTT, mas a fruição de todo o território da Rede. “Estruturámos a porta norte das Aldeias do Xisto com mais 200 km”, reforçou o responsável, que aliou a componente de “negócio” à prática de ciclismo na modalidade desportiva e de lazer. “Todos os atletas têm um hotel de base”, exemplificou. Rui Simão antecipa assim “uma nova vaga de eventos em Portugal”. “Podemos fazer negócio e isso é que nos motiva”, reforçou.
Na ocasião, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e vereador do Turismo destacou a importância da adesão do Município, com a freguesia de Aldeia das Dez, à Rede das Aldeias do Xisto. “Foi um ganho de visibilidade, notoriedade e de produto”, referiu, sublinhando a criação de infraestruturas, valorização de Aldeia das Dez enquanto marca, criação dos caminhos do Xisto, integração nas Praias do Xisto e agora a materialização do Centro Ciclyn.
Esta é a prova de que “Oliveira do Hospital é um concelho amigo do desporto” e que José Carlos Alexandrino, presidente do Município esclarece que “não é de agora”. A valorizar a diversidade desportiva que existe no concelho, o autarca oliveirense destacou ontem o ciclismo, recordando o gosto que Oliveira do Hospital tem, também, pela Volta a Portugal em Bicicleta e o facto de o Município ter apoiado a Volta “quando foi preciso”. “Demonstramos que somos claramente um Município amigo do ciclismo. Um concelho que não é amigo do seu desporto é um concelho muito mais pobre”, registou.
Na inauguração do Centro Ciclyn marcaram presença vereadores do Município, o presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e outros autarcas, bem como dirigentes associativos, nomeadamente da Associação Recreativa Catraiense e Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital.
Na prova Mountain Bike Aldeias do Xisto Trophy que ontem decorreu em Oliveira do Hospital, o concelho esteve representado pelos atletas Rafael Gomes, Pedro Faria e Ricardo Dias.