A exposição “Dia D, Batalha pela Liberdade”, que assinala os 80 anos do desembarque das Tropas Aliadas nas praias da Normandia, durante a II Guerra Mundial, é inaugurada no dia 14 de fevereiro, às 15h00, na Casa da Cultura César Oliveira, com as presenças do escritor José Manuel Saraiva e do político João Barroso Soares.
O momento da inauguração da exposição integra a apresentação do livro homónimo “Dia D Normandia, 1944 – Os factos e os números do desembarque e do longo caminho para a vitória”, da autoria do escritor e jornalista José Manuel Saraiva e prefácio do antigo ministro da Cultura e atual comentador político João Barroso Soares.
“Dia D”, que serviu de mote para a realização desta exposição itinerante, assinala os 80 anos do desembarque das tropas Aliadas nas praias da Normandia, em França, durante a II Grande Guerra, momento este que marca o princípio do caminho para a vitória sobre o nazismo.
No livro, José Manuel Saraiva proporciona ao leitor, através do impacto dos números e das ações militares subsequentes, uma ideia da magnitude deste período negro da história mundial e explica o modo como foi montada a “Operação Overlord”, com uma apresentação celebratória, mas também pedagógica, com recurso a fotografias, informação historiográfica e jornais da época.
Escritor e jornalista, José Manuel Saraiva é natural da aldeia de Santo António do Alva, em Oliveira do Hospital. Estudou em Coimbra, fez a guerra na Guiné, e dedicou a sua vida profissional ao jornalismo. É autor e produtor executivo de dois comentários sobre a Guerra Colonial na Guiné e em 2001 publicou a sua primeira obra de ficção, “As Lágrimas de Aquiles”.
Seguiram-se os romances “Rosa Brava”, “A Terra Toda”, “A Última Carta de Carlota Joaquina”, “O Bom Alemão” e “A Embaixada”, que o consagraram como um dos mais conceituados autores portugueses.
João Barroso Soares, conhecido apenas como João Soares, é atualmente editor literário e político português. Foi Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entre 1995 e 2002, e ministro da Cultura do XXI Governo Constitucional de Portugal, entre 2015 e 2016. É filho de Maria Barroso e do antigo Presidente da República Mário Soares.
A exposição “Dia D – Batalha pela Liberdade – Normandia 1944” é organizada pelo Coletivo Normandia, formado por José Manuel Saraiva e João Barroso Soares, a par do designer e ilustrador Jorge Silva, da historiadora Manuela Rêgo e do empresário Adélio Gomes, com o apoio da histórica livraria do Porto, Livraria Lello.
Patente no segundo piso da Casa da Cultura César Oliveira entre os dias 14 de fevereiro e 2 de março, mostra, é de visita gratuita e, a par com o livro, assume-se como sendo um contributo inestimável para a preservação da memória histórica e um lembrete da importância de continuar a luta pela liberdade e pela democracia.
![](https://radioboanova.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/DIA-D-CARTAZ-A3-724x1024.jpg)