O Núcleo Concelhio de Carregal do Sal do Bloco de Esquerda (BE) denunciou, ontem, mais um caso de poluição, desta vez no rio Dão na Praia Fluvial do Mercudo, em Papízios.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Núcleo refere que “a espuma é muito visível e o cheiro a esgoto é intenso” na zona referida.
“Vários membros do Núcleo Concelhio de Carregal do Sal e da Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do BE presenciaram um foco de poluição no rio Dão, na Praia Fluvial do Mercudo em Papízios, junto à ponte da Estrada Regional 230”, lê-se no comunicado.
Segundo o BE, a situação já foi denunciada às entidades competentes, nomeadamente ao SEPNA local.
O BE lembra que “o Mercudo é uma zona piscatória bastante frequentada, tal como no verão é uma zona de banhos muito importante do concelho de Carregal do Sal e dos concelhos limítrofes”.
“Relembramos que o Bloco de Esquerda, tanto no concelho como no distrito, tem-se empenhado na luta pela defesa dos cursos de água, rios e ribeiras que são constantemente poluídos com descargas ilegais ou com a inoperabilidade de alguns sistemas de tratamento de águas residuais”, refere o partido, acrescentando que “ a sub-bacia hidrográfica do Dão (rio Dão, rio Dinha, rio Criz e outros) é insistentemente alvo de casos de poluição que contamina o ecossistema e prejudicam gravemente a fauna e a flora do seu envolvente”.
Até ao momento, o BE já fez várias denúncias como a Zona Industrial da Gândara em Carregal do Sal onde algumas empresas não cumprem com os requisitos legais para a rejeição de efluentes, a contínua poluição na Ribeira de Dardavaz em Tondela ou o rio Pavia na cidade de Viseu.
“Estes atentados ambientais põem em causa a saúde pública e a fauna e flora aquáticas e ribeirinhas. É extremamente necessário resolver com urgência estas situações e apurar quem são os responsáveis”, concluem.