A Capela de Sant’Ana, na cidade de Oliveira do Hospital, e a Igreja Moçárabe de Lourosa, foram assaltadas na madrugada de quinta-feira, tal como aconteceu na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, de onde foi levado o dinheiro das esmolas e de inscrições para uma peregrinação, no valor de 500 euros, assim como o sistema de videovigilância.
Em declarações à Rádio Boa Nova, António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital, avançou que os assaltos “ocorreram na mesma madrugada”.
Na Igreja Matriz, os assaltantes “arrombaram uma das portas laterais” e “andaram à procura de dinheiro”. Na Capela de Sant’Ana, os larápios “partiram e entraram por um vitral”. “As pessoas fazem estes maus atos à procura de dinheiro e acabam por causar prejuízos”, lamentou. Na Capela também foi levado o dinheiro das esmolas que “seriam 15 euros ou nem tanto”.
Segundo o pároco, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital já tinha sido “avisada” pela Diocese de Coimbra sobre um “grupo mal intencionado” que anda a realizar assaltos pelas igrejas. “Portanto parece que será um grupo organizado”, explicou.
“Isto é pura maldade, a adrenalina de fazer o mal”, disse António Loureiro, considerando que “estamos num mundo difícil e é triste” assistir a estas situações. “Muitas vezes o que levam é de pouco valor, mas os estragos em património religioso são muitos”, lamentou.
Contactado pela Rádio Boa Nova, Rodolfo Albuquerque, pároco de Lourosa, confirmou que a Igreja Moçárabe de Lourosa também foi alvo de assalto na mesma madrugada. Sem adiantar muitos pormenores, avançou que os assaltantes “remexeram e vandalizaram o interior” do espaço religioso.
Os casos foram comunicados à GNR de Oliveira do Hospital e o Núcleo de Investigação Criminal da Lousã já efetuou diligências nos locais e encontra-se a investigar estes assaltos.