A Associação Dignitude, responsável pela iniciativa de recolha de fundos “Dê Troco a Quem Precisa” anunciou a angariação de “mais de vinte e seis mil donativos para apoiar os mais vulneráveis devido à pandemia”. A campanha solidária promovida no âmbito do projeto Emergência abem:COVID-19, que visa a recolha de fundos nas farmácias pelos seus utentes, “angariou 16.523,44 Euros para a Emergência abem: COVID-19”.
De acordo com comunicado enviado à Rádio Boa Nova, entre 21 e 29 de junho, esta iniciativa incentivou os portugueses “a doarem o troco das compras realizadas em mais de 600 farmácias de todo o país, resultando num total de 26.694 donativos”. O valor monetário será agora distribuído, de maneira apoiar as famílias que, devido à pandemia por Covid-19, ficaram ainda mais vulneráveis. Graças a esta campanha, será possível a estas famílias acederem “a medicamentos, produtos e serviços de saúde essenciais”.
A Emergência abem: COVID-19 é uma iniciativa dinamizada pela Associação Dignitude. Esta iniciativa solidária nasceu em março de 2020, tendo por objetivo “ajudar os mais desprotegidos a fazer face às consequências sociais e económicas provocadas pela pandemia no acesso à saúde”. A Associação, desde o seu nascimento até junho de 2021, conseguiu apoiar “1.478 portugueses”.
Nas palavras de Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude: “É nos momentos mais difíceis que temos que nos unir e, mais uma vez, os portugueses demonstraram a sua generosidade e espírito de entreajuda, aceitando o nosso apelo. É impossível ficarmos de braços cruzados quando uma situação tem consequências tão nefastas na vida de tantos, mudando drástica e inesperadamente as suas realidades. Agradecemos de forma muito viva a todos quantos contribuíram para esta causa”.
Se quiser apoiar esta causa, pode fazê-lo através:
– Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9
– Via MBWAY: 932 440 068
Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.
Por fim, é de realçar que esta iniciativa é apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.
Rita Tavares (Jornalista Estagiária)