A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora domingo, 24 de março, o 97º aniversário.
Arménio Tavares, presidente da direção disse à Rádio Boa Nova que, por estes dias, o ambiente entre direção, comando e corpo de bombeiros é de “satisfação e dever cumprido”.
A caminho do centenário da AHBVOH, Arménio Tavares adiantou à Rádio Boa Nova que a preocupação da associação tem sido na “formação de bombeiros” e a captação de jovens para a fanfarra e para a escolinha, que contam com 65 e 60 elementos, respetivamente, “Esta situação tem corrido satisfatoriamente. São um exemplo para a comunidade e servem como faróis para que mais juventude adira a esta causa que os torna mais humanos”.
Pese embora a boa adesão de jovens aos projetos da fanfarra e escolinha, Arménio Tavares admite que a associação “não pode ter a pretensão de que 100 por cento dos jovens adiram ao corpo de bombeiros”. “Mas, se tivermos uma taxa de 30 a 40 por cento, já é muito bom”, referiu.
A associação Humanitária dos Bombeiros de Oliveira do Hospital é composta por 105 bombeiros, número que “comparativamente com o que vemos no distrito e no país, é um número razoável”. A corporação comandanda por Emídio Camacho conta diariamente com um grupo de bombeiros profissionais dedicado à saúde e transporte de doentes e com uma Equipa de Intervenção (EIP) com cinco elementos que funciona diariamente para “acudir a situações mais prementes (incêndios)”.
No domingo, por ocasião da comemoração do 97º aniversário, Arménio Tavares pretende agradecer à comunidade, aos pais e mães de crianças e jovens pelo bom envolvimento. “O apelo é para que a dedicação continue”, contou.
Diante das alterações ocorridas na área da Saúde no concelho de Oliveira do Hospital, o dirigente verifica que, no que toca à corporação, a situação “está mais ou menos estável, notando-se uma diminuição de serviço na ordem dos 10 por cento . “Mas a situação está controlada. Não há razões para alarme”, garantiu.
Ano após ano, a corporação de bombeiros da cidade, faz questão de assinalar cada aniversário onde espera juntar a população, o município, a União de Freguesias, outros corpos de bombeiros , Autoridade Nacional de Proteção Civil e Liga Portuguesa dos Bombeiros. “Há duas datas fundamentais que é o aniversário e o Natal dos Bombeiros que é uma reunião dos bombeiros nesta grande família”.