O Centro de Portugal vai assumir um papel central nas comemorações do Dia Mundial da Oliveira, que se celebra a 26 de novembro. Ao longo desta semana, haverá iniciativas um pouco por toda a região, que destacam a cultura da oliveira, o património rural e as tradições associadas ao azeite.
Dos 27 municípios portugueses envolvidos na programação nacional, 13 estão no território do Centro de Portugal: Alcanena, Caldas da Rainha/Óbidos, Castelo Branco (Louriçal do Campo), Mangualde, Oliveira do Hospital, Pedrógão Grande, Peniche, Porto de Mós, Sertã, Tomar, Torres Novas e Viseu.
Em Oliveira do Hospital, está prevista a iniciativa “À Boca do Forno – Sabores e Saberes”, no dia 26 de novembro entre as 14h00 e as 18h00, com a reativação do Forno Comunitário da aldeia da Bobadela, através de dois workshops, com foco na preparação e cozedura de pão tradicional. Na ocasião serão partilhadas histórias, vivências e experiências de outros tempos, em torno do forno e da comunidade, numa parceria com o Museu do Azeite.
Em todo o país, vão decorrer cerca de 100 atividades, dinamizadas por 78 organizações, entre municípios, olivicultores, museus, institutos politécnicos e associações culturais. A região Centro apresenta uma oferta particularmente diversificada, que inclui provas sensoriais de azeite, visitas a lagares e a olivais centenários, workshops gastronómicos, palestras, exposições e iniciativas culturais.
Um dos destaques da programação na região é o pré-lançamento do livro “Monumentos Vivos, Óleo Sagrado: Um Património Biocultural do Mediterrâneo e da Humanidade”, da autoria dos investigadores do projeto OLIVE4ALL, que acontece em Louriçal do Campo, no dia 29.



























