Nuno Maulide, co-fundador da Spartax Chemicals, uma empresa da área da Química Fina e da Biomoléculas, que recentemente se instalou no Business Centre | BLC3, tornou-se no primeiro português a ser eleito como membro permanente da Academia de Ciências da Áustria, distinção dada apenas a cientistas responsáveis por um trabalho científico de elevada excelência e impacto.
Segundo informação avançada pela BLC3, Nuno Maulide, com 41 anos, é professor catedrático na Universidade de Viena desde 2013 e professor catedrático convidado do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa.
O investigador já tinha recebido em 2019 o Prémio Ignaz Lieben, considerado o Nobel Austríaco, o mais antigo prémio atribuído aos cientistas que trabalham na Áustria, que destacou as suas “contribuições excecionais” para o desenvolvimento de novos mecanismos de reação na química orgânica, com potencial para a produção de novos medicamentos.
Para além disso, Nuno Maulide é também um dos mais respeitados comunicadores científicos na Áustria, tendo sido o primeiro químico a receber a distinção de Cientista do Ano pelo Clube Austríaco de Jornalistas de Ciência e Educação.