A Biblioteca Pública Municipal de Oliveira do Hospital dispõe, desde o final de agosto, de novos equipamentos informáticos para usufruto da população, aptos para dar resposta às atuais exigências tecnológicas.
Segundo nota da autarquia, os oito novos equipamentos informáticos são de utilização gratuita, incluem webcams, auscultadores e microfones, estão instalados nas áreas infantojuvenil e de adultos e tornam aquele espaço mais moderno e eficiente.
“Estamos a acompanhar a transição digital e a contribuir para o desenvolvimento das competências de literacia dos cidadãos, uma vez que, assim, é possível oferecer mais e melhores condições para a realização de trabalhos digitais, entre outras funcionalidades”, refere o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.
Note-se que o espaço da Biblioteca de Oliveira do Hospital, que dispõe de ligação gratuita à internet, é frequentado por pessoas de várias faixas etárias, maioritariamente estudantes da ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital e por população sénior.
“Estes novos equipamentos proporcionam uma vasta gama de recursos online e uma experiência de trabalho e de pesquisa de conteúdos mais enriquecedora”, salienta o presidente da Câmara Municipal.
Para a vereadora com os pelouros da Educação e da Cultura, responsável pelas bibliotecas municipais de Oliveira do Hospital, Graça Brito, “esta nova oferta acrescenta capacidade de resposta a um local que é de todos e para todos e transforma a nossa biblioteca num centro mais dinâmico e mais atrativo e com maior capacidade perante as exigências tecnológicas atuais”.
A aquisição dos novos computadores da Biblioteca Pública Municipal de Oliveira do Hospital resulta de um investimento financiado na totalidade pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e resulta de um contrato entre o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e a CIM RC – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
O projeto conta igualmente com o apoio da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, como parceiro técnico na seleção e acompanhamento das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Além da renovação dos equipamentos, o contrato incluiu a aquisição de um serviço de agregador de catálogos quer vai permitir acesso único e a pesquisa centralizada aos catálogos das dezanove bibliotecas que compõem a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra.